Rodas de conversa aproximam estudantes da educação básica de pesquisadores

O grupo Arandu de Tecnologias e Ensino de Ciências tem realizado série de rodas de conversas com o objetivo de aproximar estudantes da educação básica de pesquisadores da UFMS e de outras instituições de ensino brasileiras e internacionais. O Arandu é vinculado ao Instituto de Química da UFMS.

“Neste ano concorremos ao edital dos bolsistas do PIBIC Jr EM, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, via CNPq. São dez bolsistas de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul, sendo quatro de Campo Grande, um de Bandeirante, dois de Água Clara, dois de Ponta Porã e um de Rio Brilhante. Na escola eles estão recebendo orientação direta dos professores que estão vinculados ao Mestrado Profissional em Química”, explica o professor e coordenador do grupo Arandu Ivo Leite.

De acordo com o professor Ivo, além das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, os bolsistas participam da organização das rodas de conversa. “A proposta destes diálogos que começaram em outubro seria criar ambientes favoráveis e de fácil compreensão com linguagem adequada para estudantes da educação básica”, explica.

“O que tem sido muito interessante desta experiência e que foi proporcionada pela rede é que estamos conseguindo juntar diversas pessoas e pesquisadores, dentro do ambiente virtual, e abrindo possibilidades para mais jovens”, destaca Ivo.

Os alunos têm participado como mediadores das discussões. “Essas palestras e rodas de bate-papo acontecem exatamente para motivar, interessar e despertar nesses alunos o interesse pela educação científica. Então nessas palestras e bate-papos colocamos os alunos em contato com o universo científico, onde ele aprende um pouco mais sobre diversas ciências. Já tivemos palestras com engenheiros espaciais, físicos, químicos, biólogos, filósofos.  Já falamos de tudo e  conseguimos identificar em alguns alunos certas inclinações a uma determinada área. Por exemplo, temos alunos com interesse em astronomia, psicologia, outros que se inclinam mais para área de engenharia, alunos que se interessam por filosofia. É muito legal ver o desenvolvimento deles com o passar do tempo e é muito gratificante estar envolvida com esse projeto. Como futura professora quero despertar esse interesse nos meus alunos e saber trabalhar a autoestima deles para que eles vejam que mesmo estudando em uma escola pública eles podem fazer uma graduação e ser futuros cientistas” conta a acadêmica de Química Denise Souza que auxilia a professora de Biologia e voluntária no Arandu Geisiely Pedrosa de Freitas Paini na organização das palestras e rodas de conversa.

João Vitor da Silva é um dos bolsistas Pibic Jr que participa das atividades. Ele atuou como mediador por três vezes. “Enquanto participava dos bate-papos fui aprendendo e me interessando pelos campos de atuação das ciências. Ao meu ver essas rodas de conversa e essa aproximação com pesquisadores renomados, tem sido muito produtiva. É um incentivo a mais para cursar alguma área que parece ser às vezes muito distante. Isso incentiva adolescentes como eu a se esforçar para se graduar em uma formação que antes parecia inalcançável”, comenta João que está no primeiro ano do Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Solon Borges, em Bandeirantes.

Programação

Nesta terça-feira, 24, o tema em discussão será Robótica. Como pesquisador convidado está o professor da Faculdade de Computação da UFMS Amaury Castro Júnior e como mediadores as alunas e bolsistas Pibic Jr EM Dalva Brandão, Marcela Martins e Maria Eduarda. A roda será realizada às 18 horas (horário local de MS). A programação segue até o início de dezembro, todas as terças e quintas-feiras, sempre às 18h, e o público-alvo são estudantes das escolas da educação básica.

Texto: Vanessa Amin