Ações de atendimento e atenção a idosos contam com participação de estudantes

Acadêmicos das faculdades de Artes, Letras e Comunicação, da Computação, de Direito, de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição e de Medicina e do Institutos Integrado de Saúde foram selecionados para atuarem como bolsistas na ação de extensão Universidade da Maturidade: UFMS Aberta à Pessoas Idosa.

As bolsas têm valor mensal de R$400,00, para disponibilidade de 20 horas semanais de atividades, com duração inicial de 11 meses. Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte Marcelo Fernandes, os estudantes selecionados vão contribuir de forma significativa no processo de inclusão, atendimento e atenção aos idosos. “Nosso programa de atendimento à pessoa idosa é um dos mais bem sucedidos da UFMS, pois olha para essa pessoa que já contribuiu tanto para a sociedade e que continua ativa, tendo muito a experienciar tanto do universo intelectual quanto em termos de atividades físicas e de saúde”, comenta.

A relação dos classificados e dos que estão em lista de espera pode ser conferida no edital abaixo. “O enfoque do projeto é a popularização da ciência, especificamente acerca dos conhecimentos relacionados às pessoas idosas. A equipe selecionada envolve alunos de graduação de quatro áreas do conhecimento:  Saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição), de Sociais Aplicadas (Audiovisual,  Direito, Jornalismo), Humanas (Psicologia) e Exatas e da Terra (Sistemas de informação).  Cada membro da equipe deverá contribuir com o conhecimento e a prática próprias da sua área e, estando em uma equipe multidisciplinar, poderá realizar o intercâmbio de conhecimentos com as demais áreas. Apostamos justamente nesta interdisciplinaridade para podermos alcançar com mais eficiência os resultados desejados”, acrescenta a coordenadora do projeto Suzi Miziara Barbosa.

Os estudantes aprovados devem elaborar o termo de concessão e aceitação de auxílio financeiros de bolsa, sob orientação do orientador, e enviar a cópia do comprovante de abertura ou de existência de conta corrente no nome do bolsista (constando nome e número do banco, agência e conta corrente), até o dia 5 do mês subsequente ao início da bolsa para o e-mail suzi.barbosa@ufms.br.

Download (PDF, 443KB)

Texto: Vanessa Amin/Miriam Valadares