Eventos promovem discussão sobre ciências da linguagem

Entre os dias 10 e 14 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens e os cursos de Letras – Licenciaturas em Português e Inglês e em Português e Espanhol (presencial e a distância), da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) realizam o 4º Seminário Internacional de Estudos de Linguagens e a 22ª Semana dos Cursos de Letras.

De acordo com as coordenadoras do evento, professoras Edna Pagliari Brun, Ana Karla Pereira de Miranda e Sueli Maria Ramos da Silva, devido à Covid-19, os eventos ocorrerão integralmente on-line. Poderão participar professores da educação básica; estudantes de graduação e de pós-graduação; professores e pesquisadores de Linguística, Literatura, Línguas, Linguagens, Ensino e áreas afins.

“Tanto o Seminário como a Semana constituem um espaço acadêmico para a reflexão e a discussão sobre questões teóricas e empíricas relacionadas às ciências da linguagem. Desse modo, o evento privilegia o estudo sobre elementos constituintes da cultura, oferecendo subsídios para uma reflexão crítica acerca das contribuições da Linguística, da Literatura, das Artes, do Ensino e de áreas afins para os processos de compreensão, produção e análise linguística e literária da linguagem verbal, não verbal e multissemiótica e de suas relações com outras áreas do conhecimento”, ressalta a professora Edna.

De acordo com as coordenadoras, durante os eventos, estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores podem compartilhar os resultados de suas pesquisas e fomentar o debate científico.

“Além da apresentação de trabalhos, teremos a conferência de abertura, seis mesas de discussões com pesquisadores de instituições de ensino superior de todas as regiões do país, e conferência de encerramento com uma pesquisadora da Universidade de Évora, Portugal. Os trabalhos em três modalidades: sessões de comunicações individuais, de comunicações coordenadas, e uma exposição de painéis virtuais durante todo o evento. Finalizando, os inscritos poderão participar de um minicurso entre os oito ofertados”, explica Edna. Estão abertas ainda inscrições para os minicursos e para participar como ouvintes.

Homenagem

A professora Edna destaca também que a homenageada da edição deste ano é a escritora Hilda Hilst (1930-1974), considerada pela crítica literária atual uma das maiores escritoras da literatura brasileira.  Hilst foi uma erudita, lia muito: matemáticos, físicos, místicos, literatos, filósofos. A busca por tentar entender o que é ser humano e a si mesma foi tema constante em sua obra. Em seus 73 anos de vida, produziu intensamente em diferentes gêneros; ganhou um prêmio Jabuti (1984) e foi homenageada na Festa Literária Internacional de Paraty (2018).

As professoras destacam que Hilda Hilst afirmava que escrevia movida pela “compulsão ética”. “Nossa homenageada está mais atual que nunca, pois em tempos de falência de ética, ela nos lembra que é a ética que deve nos mover”, explicam.

Para conferir a programação completa, efetuar a inscrição e outras informações sobre os eventos basta acessar o site: https://siel.ufms.br/ .

Texto: Vanessa Amin