Liga de Pediatria lança série de vídeos sobre saúde das crianças

A partir deste mês, a Liga Acadêmica de Pediatria do Campus de Três Lagoas irá disponibilizar vídeos informativos sobre temas importantes relacionados as crianças.

Serão oito vídeos lançados na segunda e quarta semana de cada mês, de setembro a dezembro. Cada dupla irá abordar saúde mental infantil, neonatologia, nutrição infantil e transtornos do neurodesenvolvimento.

“Nós definimos uma grande temática para cada mês e cada vídeo terá uma abordagem mais específica sobre aquele grande tema. Por exemplo, a grande temática ‘Saúde Mental e Psicologia Infantil’ foi escolhida para o mês de setembro devido a campanha do Setembro Amarelo. Dessa forma, em um vídeo serão abordados ansiedade e síndrome do pânico, enquanto no outro, depressão e bullying. Assim, focamos em temáticas que precisam ser debatidas a fim de levar mais informações aos pais. Nós escolhemos temas que achamos ser interessante aos pais e que, de forma rápida, possam transmitir informações importantes e práticas. Falaremos sobre comportamento infantil em relação a depressão e a ansiedade, sobre a nutrição das crianças, sobre transtornos do neurodesenvolvimento e sobre temas relacionados aos neonatos, como a amamentação”, explica Isabela Crispim, membro da diretoria da Liga e estudante de Medicina.

As informações serão veiculadas por profissionais da medicina e, segundo a estudante, a pretensão é trabalhar de forma interdisciplinar, portanto, além de médicos, também terão convidados de diversas áreas, como nutricionistas, psicólogos e pedagogos. “É importante destacar que todos os vídeos, mesmo que não mostrem diretamente o profissional, foram feitos sob a orientação deste e nós disponibilizaremos informações sobre quem nos orientou e ajudou na produção do conteúdo”, garante.

O grupo acredita que o uso de tecnologias os ajude a alcançar mais pessoas, principalmente responsáveis por crianças de 0 a 10 anos. “A ideia dos vídeos é agregar conhecimentos a toda família, no intuito de que alguma informação disponibilizada de forma prática e didática possa auxiliar no cuidado com os pequenos. Além disso, os canais são abertos para sugestões e diálogo. Queremos manter contato com as pessoas, compartilhar histórias, trocar experiências e, sempre que possível e com respaldo de profissionais, responder possíveis dúvidas”, declara Isabela.

Os materiais serão publicados no canal do YouTube da Liga Acadêmica de Pediatria e no perfil do Instagram, a partir de 12 de setembro.

Texto: Leticia Bueno