Oportunidades consistentes para a carreira filosófica

Com direcionamento para os que estão inseridos no mercado de trabalho e buscam qualificação, o Mestrado Profissional tem sido uma grande oportunidade, em especial para os professores de escolas públicas e privadas. Um dos exemplos é o Mestrado Profissional de Filosofia (Prof-Filo), que desde 2017 está sendo ofertado na UFMS, em rede com 16 Instituições de Ensino Superior (núcleos orientadores).

Na tarde de hoje, o coordenador do Prof-Filo, professor Ricardo Pereira de Melo, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) palestrou sobre as oportunidades consistentes para a carreira filosófica a partir do Mestrado Profissional em Filosofia, em um dos eventos da Semana Nacional de Desenvolvimento Profissional.

O Prof-Filo é direcionado a formação em nível de pós-graduação a professores de Filosofia da Educação Básica, preferencialmente aqueles que atuam nas escolas das redes públicas de ensino, mas também recebe professores de unidades privadas.

Esse é um dos mestrados profissionais inseridos nos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEB, que tem por objetivo a formação continuada stricto sensu dos professores em exercício na rede pública de educação básica.

“Esse é o primeiro programa de Mestrado profissional de Filosofia em Mato Grosso do Sul, e a nossa meta é a alcançar a nota quatro. A UFMS está presente desde o início de sua criação e em todas as chamadas de seleção abrimos dez vagas”, expõe o professor Ricardo.

O Mestrado tem como área de concentração o ensino de Filosofia, com duas linhas de pesquisa: ensino e Filosofia e Práticas de ensino de Filosofia.

“O Prof-Filo permitiu unir a graduação, ao preparar o futuro professor para a escola, além dos professores que já estão na escola e os professores da Universidade, que fazem pesquisa na área”, explica o coordenador.

Podem se inscrever nos processos seletivos professores que trabalham em escolas, não sendo obrigatória a graduação em Filosofia. Outra exigência é que o projeto de pesquisa a ser desenvolvido seja voltado para o ensino da Filosofia.

Das dez vagas ofertadas em cada seleção, três oferecem bolsas de Mestrado pela Capes, desde que seja para professor concursado e esteja em atividade, não podendo largar a docência no período do curso.

O professor Ricardo explica que há uma luta nacional para que os professores com qualificação, como no caso do Mestrado, tenham melhores salários, o que na prática irá motivá-los ainda mais a fazer esse e outros cursos stricto sensu.

“Um dos itens da avaliação da Capes é ter uma medição qualitativa desses mestres, que são obrigados a inserir essa metodologia dentro da escola nos anos seguintes ao Mestrado. Esses professores passam a ter novas ideias. Tivemos um mestrando, graduado há muito tempo e que nos disse que o Mestrado modificou a visão dele na sala de aula. Imagina uma escola onde os professores, em sua maioria, tiveram uma experiencia com o mestrado profissional. Isso causa grande impacto social”, afirma.

A professora Cristina de Souza Agostini, mediadora da palestra, afirmou que investir em educação é investir em recursos humanos. “Assim teremos pessoas mais qualificadas para as salas de aula escolares”.

Mais informações sobre o Prof-Filo podem ser encontradas em http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/ e fach.ufms.br.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Paula Pimenta