Micro e pequenos empresários recebem apoio da UFMS durante crise do novocoronavírus

Na noite desta quarta-feira, 19, foi realizada a palestra “Empresa Viva – Desafios dos MEI, Micro e Pequenas empresas no cenário da Covid-19”, de forma on-line pela Escola de Administração e Negócios (ESAN) e ministrada pela Doutora em Controladoria e Contabilidade e professora de Ciências Contábeis, da Cidade Universitária, Elisabeth Vendramin. O objetivo do projeto é orientar os micro e pequenos empresários para traçar metas e ações de estratégias para o enfrentamento da crise causada pela pandemia do novocoronavírus, de forma totalmente gratuita.

No atual momento, a sociedade teve que se reinventar, trazer inovações para o campo dos negócios. A inovação é essencial no mundo tecnológico, já que a população está conectada a todo instante. As ferramentas tecnológicas estão ligando o cidadão diretamente às empresas, o que faz com que os empresários tenham que romper paradigmas e criar horizontes comerciais. Segundo a professora Elisabeth, em tempos de pandemia é muito difícil os gestores pensar em inovação, em razão de que uma parcela das empresas está sendo fechada em razão da crise econômica. “É possível que um empreendimento sobreviva a esse momento? Sim, é possível, mas deve pensar em mudanças. Analisando esse cenário foi criado o projeto “Empresa Viva”, que vem para ajudar o empresário nessa situação de vulnerabilidade pela qual grande parte da população está passando”, disse.

O projeto de extensão é formado por alunos da graduação, mestrandos, doutorandos, professores, técnicos e pesquisadores das áreas de Administração, Ciências Contábeis e Economia, além de parceiros de outras unidades da UFMS. O lema principal do programa é: Universidade e comunidade construindo o amanhã. O “Empresa Viva” foi dividido em seis eixos tecnológicos, sendo responsáveis por coletar e organizar as informações das empresas. Os eixos é compostos por profissionais capacitados em suas áreas de atuação, sendo eles: Apoio Psicológico, Gerencial, Financeiro, Operação e Logística, Tecnológico e Social.

O foco principal do projeto é os Microempreendedores Individuais (MEIs), cujas tenham sido a classe mais afetada por toda a crise causada pela pandemia. Conforme dito pela palestrante, as grandes empresas tem capacidade para conseguirem se reestruturarem de forma mais rápida, diferentemente dos pequenos empresários, que por diversas razões sentem a falta do suporte e do direcionamento gerencial. “Na grande maioria são pessoas que por uma força maior ou desejo, abriram seus negócios, mas não necessariamente tem a capacitação para lidar com o dia a dia das suas empresas”, afirmou.

O primeiro passo que os MEIs devem fazer para terem a ajuda do projeto Empresa Viva, é entrar em contato com os profissionais por meio do site empresaviva.ufms.br. No portal, a pessoa pode conhecer um pouco mais sobre o programa, ter contato pelo Fale Conosco, saber sobre as empresas já apoiadas e outras variadas notícias de atividades realizadas pelo grupo.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até amanhã, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Texto e imagens: Alex Nantes (estagiário da Agecom)