Pesquisa estuda responsabilidade social empresarial a partir da perspectiva do consumidor

Consumidores cada vez mais exigentes estão de olho no comportamento das empresas no momento de aquisição dos produtos. A pesquisa “Responsabilidade social corporativa da perspectiva do consumidor: um estudo transcultural” desenvolvida pela mestre em Administração da UFMS, Claudia Macedo Pires aponta ações de responsabilidade social que podem ser adotadas por empresas que desejam se posicionar de forma estratégica no mercado. Durante os estudos, a pesquisadora fez um comparativo entre o comportamento de consumidores brasileiros e peruanos em relação às atitudes e intenção de compra.

A pesquisa foi realizada entre os anos de 2014 e 2016. A parte da coleta de dados ocorreu entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. Na oportunidade, foram entrevistados acadêmicos brasileiros e peruanos dos cursos de Administração e Contabilidade da UFMS e da Universidad Nacional de Tumbes (UNTUMBES), do Peru. No total, foram ouvidos 399 participantes, 225 (56,39%) de nacionalidade brasileira e 174 (43,60%) de nacionalidade peruana.

Os questionários foram aplicados em sala de aula e respondidos de forma individual pelos estudantes que tiveram de julgar as ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) que consideravam mais importantes por meio de uma escala likert, divididas em cinco graus, nada importante, pouco importante, indiferente, importante e muito importante. Esta é um tipo de escala de resposta psicométrica usada habitualmente em questionários e em pesquisas de opinião.

As ações foram divididas conforme seu direcionamento à um tipo de stakeholders: sociedade, empregados, concorrência e gestão da empresa. Ao todo, foram avaliadas 18 atividades.

No quesito ações voltadas à sociedade, avaliou-se: o apoio a grupos desfavorecidos; apoio à cultura e ao esporte; respeito ao meio ambiente; colaboração com organizações não governamentais e a geração de bons empregos.

Das atividades direcionadas aos empregados: a defesa dos direitos humanos; igualdade de oportunidades para as mulheres/minoria; possibilidade de conciliação entre vida familiar e profissional; investimento na segurança e saúde dos trabalhadores; melhorias no ambiente de trabalho da empresa.

Em relação às ações direcionadas à concorrência: o respeito ao capital intelectual do concorrente; respeito à livre concorrência; cooperação com os concorrentes; prevenção da corrupção e do suborno.

E, por fim, em relação às atividades direcionadas à empresa: o desenvolvimento de regulamento interno de conduta ou de boas práticas; a preocupação com a ética; certificação de qualidade ou meio ambiente; e publicação de relatório de RSE.

Com base nos levantamentos, a pesquisadora Claudia Macedo concluiu que consumidores brasileiros e peruanos possuem atitude positiva diante de atividades socialmente responsáveis, porém a intenção de compra dos peruanos diante de um produto socialmente responsável é maior que a intenção de compra dos brasileiros.

Em termos gerenciais, nota-se a partir da perspectiva do consumidor, ações específicas socialmente responsáveis que as empresas podem implementar, uma vez que a RSE é vista como  fator estratégico que contribui para uma melhor percepção da empresa e para futura intenção de compra dos consumidores.

“A publicação do artigo representa o retorno que nós pesquisadores, de uma instituição pública, podemos dar à sociedade, às empresas e ao meio acadêmico; permite o amplo acesso aos resultados os quais podem contribuir, como por exemplo, com a melhora da gestão de uma empresa e o desenvolvimento de outros estudos relacionados ao tema.”, enfatiza a pesquisadora.

O artigo publicado na Revista Brasileira de Marketing (Novo Qualis A 2) foi desenvolvido sob a orientação da professora Rosamaria Cox Padgett e co-orientado pelo professor Matheus Wemerson Gomes Pereira, ambos da Escola de Administração e Negócios da UFMS.

“É importante dar ênfase à publicação deste artigo, pois trata-se de uma revista do extrato A, e de um artigo que foi desenvolvido a partir de uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFMS, premiada pelo Conselho Federal de Administração, assim que foi defendida, portanto é mais um reconhecimento da qualidade da pesquisa desenvolvida”, comenta a professora Rosamaria.

Texto: Miriam Valadares