UFMS recebe doações da Amamsul para produção de álcool

Parceria firmada entre a Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (Amamsul) e a UFMS possibilitou a doação de insumos no montante de R$ 15,6 mil à Universidade para produção de álcool glicerinado a 80% no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (Facfan).

A Amamsul doou glicerina, peróxido, frascos e Equipamentos de Proteção Individual (luvas e aventais). A entrega dos produtos à Universidade foi realizada no dia 27 pelo presidente da Amamsul, o juiz de direito Eduardo Siravegna. “A importância da associação estar próxima a população nesse momento de enfrentamento à Covid-19, pois a atuação dos magistrados é um compromisso com a sociedade e juntamente com parceiros tem buscado recursos e auxiliados órgãos e entidades que atuam nesse enfrentamento”, ressaltou.

Representou a UFMS o reitor Marcelo Turine, acompanhado da vice-reitora Camila Ítavo e do pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Malheiros. O Hospital Universitário da UFMS (Humap/Ebserh) foi representado pelo seu superintendente, Claudio Silva. Todos foram recepcionados pelo professor Jesus Rafael Amado, representando o grupo que tem atuado no LTF/UFMS no processo de produção do álcool, sob a liderança da diretora da Facfan/UFMS, Maria Ligia Macedo.

O reitor Marcelo Turine agradeceu aos parceiros da Ciência no Estado de Mato Grosso do Sul. “A doação da Amamsul possibilitará a produção de 11 mil litros de álcool glicerinado para atendimento dos hospitais públicos de Campo Grande e órgãos públicos ligados ao enfrentamento ao coronavírus, e que essa mobilização da sociedade é essencial nesse momento para auxílio aos serviços de saúde, sendo essenciais as parcerias e os projetos para obtenção de recursos para produção”, enfatizou.

Turine acrescentou que, desde março, a UFMS já vem produzindo álcool glicerinado, contando com recursos de “solidários parceiros, pessoas físicas, empresas e órgãos públicos na doação de produtos, sem os quais a produção teria sido impossível”. “O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com a atuação da Semagro, tem sido um relevante parceiro desta produção, garantindo o fornecimento do álcool para posterior manipulação do álcool glicerinado”, disse.

A produção tem a participação dos professores Maria Lígia Macedo, Najla Kassab, Janaína Sardi, Teófilo Cardoso, Jesus Rafael Amado e Marcos Serrou Amaral, além de mais 60 voluntários. Segundo a diretora da Facfan, Maria Ligia, a equipe trabalha todos os dias, alternando produção com a certificação dos produtos.

A produção do LTF/UFMS já foi repassada ao Hospital Regional, Hospital Universitário da UFMS (Humap/Ebserh), Farmácia Escola e unidades da UFMS que têm atividades de enfrentamento à Covid-19, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon/DGPC), entre outras instituições.

Fotos: Leandro Benites