Primeira Infância é tema de curso de extensão da UFMS

Profissionais e acadêmicos das áreas de educação e justiça, que atuam junto à primeira infância, poderão se inscrever no curso de extensão Criança é prioridade no Plano Municipal da Primeira Infância – PMPI.

São 250 vagas de abrangência nacional, destas 50 são direcionadas para o público da UFMS. Serão 65 horas divididas em quatro módulos, com o objetivo formar cidadãos capazes de articular e desenvolver planos municipais pela primeira infância no Brasil.

Em cada módulo, serão abordadas questões específicas sobre a metodologia de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que é um documento que orienta as políticas públicas municipais voltadas para as crianças neste período da vida, além de atividades e tarefas que serão desempenhadas por cada participante, como proposta pedagógica. Os participantes também aprenderão sobre a importância da participação infantil na construção das políticas que lhes dizem respeito, parentalidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O curso está sob a coordenação da professora Milene Bartolomei Silva e da vice-coordenadora professora Ordália Alves Almeida, da Faculdade de Educação da UFMS.

A professora Milene explica que o curso visa formar profissionais qualificados para a articulação e desenvolvimento de ações em prol da Primeira Infância em nível municipal, com a construção de um PMPI. “Quando nós falamos deste tema, significa que toda criança deve ter os seus direitos garantidos, e isso como prioridade. O curso traz a ideia da efetivação e da garantia dos direitos das crianças. Nós precisamos conversar com as áreas da educação e da justiça, para que se construa planos que amparem todos os direitos a elas”, afirma.

O curso de extensão surgiu em 2016 pelo projeto Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância (GREEI/MS). O trabalho foi aprovado como referência e deu-se como resultado da implementação do Plano Nacional da Primeira Infância, elaborado pela Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), e aprovado pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).  Trata-se de uma ação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS), em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Rede Nacional da Primeira Infância, Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP Brasil), Fundação Bernard van Leer e Petrobras.

Em sua última edição, o curso recebeu mais de três mil inscrições e atendeu, em suas diversas atividades, mais de 250 inscritos. Para 2020, há previsão de que mais um curso seja aberto com a mesma temática.

As inscrições podem ser feitas até 10 de abril, por meio do formulário. As aulas começam no dia 13 de abril e seguem até 5 de junho de 2020.

Texto: Bárbara Menezes