Roda de Conversa reúne mulheres para debater fronteiras e caminhos do feminino

Como parte das atividades comemorativas alusivas ao Dia da Mulher – 8 de março – o Grupo de Estudo Gênero e Psicologia (GenPsi) promove nesta segunda-feira (9) a Roda de Conversas Fronteiras e Caminhos do Feminino: cultura, saúde e sororidade.

O evento terá a exibição do documentário Absorvendo o Tabu e a participação de duas especialistas convidadas.

Professora aposentada da UFMS, a socióloga Ana Maria Gomes, estuda e debate sobre as questões de gênero, tratando das desigualdades existentes entre o masculino e o feminino. Médica especialista em ginecologia e obstetrícia, a professora da Faculdade de Medicina (Famed) Maria Auxiliadora Budib abordará questões relativas à saúde da mulher.

“A roda de conversa tem como objetivo fazer uma reflexão sobreo dia 8 de março, que envolve as questões da mulher, do feminino, das lutas e resistências do movimento feminista, de forma que os direitos da mulher sejam reconhecidos e se dê visibilidade ao cotidiano do feminino na nossa sociedade”, explica a professora da Faculdade de Ciências Humanas Zaira de Andrade Lopes, que leciona nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia e é coordenadora do GenPsi.

Outra proposta do evento é levantar as reflexões que envolvem aspectos sobre o corpo da mulher e sua saúde. “Como as dificuldades que muitas mulheres têm para falar sobre o seu corpo e que geram algumas invisibilidades que prejudicam inclusive o cotidiano dessas mulheres”, afirma.

A Roda de Conversas dará início as atividades do GenPsi que trata sobre os aspectos sociais e culturais na constituição de cada um dos indivíduos dentro da linha de pesquisa Psicologia e Gênero. O grupo se reúne às segundas-feiras, de 17h30 às 19h30, para estudos e debates.

As inscrições podem ser feitas até dia 9 no site https://www.even3.com.br/fronteirasecaminhosdofeminino/.

A Roda de Conversas inicia-se às 17h30 no Mestrado de Psicologia. A participação é gratuita.

Texto: Paula Pimenta