Últimas semanas para inscrições em programas de pós-graduação

Anualmente, a UFMS oferece 1,2 mil vagas em 67 programas de pós-graduação (PPG) entre mestrado e doutorado, além das especializações/residências. Há opções para qualificação nas mais diversas áreas do conhecimento. “Os programas de pós-graduação são de extrema importância para a Ciência, a Tecnologia e a Inovação do estado e do país. Temos orgulho dos cursos de mestrado e doutorado que ofertamos e desejamos que muitos pesquisadores ingressem na nossa instituição neste ano”, ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Nalvo Franco.

No início deste ano, mais de 50 PPGs e residências abriram processo seletivo e, desses, 12 ainda estão com inscrições abertas. Na Cidade Universitária, interessados em ingressar nos mestrados em Recursos Naturais e Educação Matemática têm até o dia 7 de fevereiro para se inscrever. São 15 vagas para o primeiro e 16 vagas para o segundo, sendo três vagas destinadas às ações afirmativas em cada um dos PPGs.

Até dia 10 de fevereiro, estão abertas as inscrições nos processos seletivos do PPG em Ciências Farmacêuticas. Para o mestrado, são 23 vagas para ingresso em 2020, sendo três destinadas às ações afirmativas. Já no doutorado, são 25 vagas e, dessas, três são para ações afirmativas. O PPG também é oferecido na Cidade Universitária.

No campus de Três Lagoas, até 12 de fevereiro, estão abertas inscrições no processo seletivo do Mestrado e Doutorado em Letras. Esta seleção é voltada para o preenchimento de vagas remanescentes para ingresso em 2020. São 14 para o mestrado, sendo quatro para ações afirmativas, e oito para o doutorado, sendo duas para ações afirmativas.

Fluxo contínuo – Os PPGs em Química e Ciências Veterinárias desenvolvem seleções para seus cursos de mestrado e doutorado com inscrições já abertas, mas que podem ser realizadas até maio, junho ou novembro, conforme editais específicos. O PPG em Ciência Animal está com processo seletivo aberto para candidatos estrangeiros, tanto no mestrado, como no doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro.

Em breve – No campus de Corumbá, há precisão de início do processo seletivo para o Mestrado em Educação no fim de fevereiro.

Para mais informações e acesso aos editais dos programas, basta acessar o portal da Pós-Graduação.

Texto: Vanessa Amin