Alunos de todos os câmpus podem atuar como apoiador educacional

Estão abertas até 21 de fevereiro as inscrições para o recebimento de auxílio financeiro para apoio educacional a estudantes com deficiência. Podem se candidatar acadêmicos de graduação presencial, preferencialmente licenciatura, mestrado e doutorado.

Estão previstas trinta vagas para a Cidade Universitária e para os câmpus, a serem distribuídas de acordo com o número de estudantes com deficiência que renovarem matrícula em 2020. O valor das bolsas é de R$400, com vigência no primeiro semestre letivo do ano e possibilidade de prorrogação até o fim do segundo semestre. O candidato deverá preencher e enviar o formulário online no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj).

Entre os requisitos está a aprovação em disciplina da área da Educação Especial, com comprovação mediante o Histórico Escolar anexado no ato da inscrição. As atividades serão desenvolvidas em 16 horas semanais.

“O bolsista vai auxiliar o estudante com deficiência conforme suas necessidades. Para um aluno com autismo, por exemplo, o apoiador vai ajudar na socialização, vai apresentar as dificuldades dele para colegas e professores. As pessoas com deficiência que precisam de auxílio possuem necessidades diferenciadas”, explica a chefe da Divisão de Acessibilidade e Ações Afirmativas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis Mirella Fonseca.

A previsão para o resultado preliminar é 26 de fevereiro e para o resultado final é dois de março. O início das atividades está previsto para quatro de março.

Mais informações podem ser obtidas no edital a seguir:

Download (PDF, 4.33MB)

Texto: Gabrielle Tavares Rodrigues (estagiária de Jornalismo)