Tomou posse na manhã de hoje (22) na UFMS a técnica-administrativa Jessica Rabelo Nascimento. A tradutora e intérprete de Linguagem Sinais (Libras) irá atuar na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).
“Sinta-se bem-vinda e acolhida na Universidade. Estamos aqui para servir à comunidade com empenho e dedicação. Que você se realize aqui e tenha uma carreira de muito sucesso”, disse o reitor substituto Nalvo Franco de Almeida Junior.
O pró-reitor de Gestão de Pessoas José Carlos Crisóstomo Ribeiro desejou também felicidade em sua atuação. “É um trabalho muito importante e gratificante. Aos poucos você vai conhecer a Universidade, as características, as normativas. Conte com os colegas e com a pró-reitoria para auxiliá-la no que for necessário e aproveite as oportunidades e benefícios que a Instituição oferece”, falou.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis Ana Rita Barbieri explicou que os tradutores e intérpretes podem atuar junto a professores e alunos surdos, no acompanhamento individual, na gravação de editais e de outros materiais da Universidade, entre outras atribuições. “Buscamos fazer com que a UFMS seja compreendida por todos, ao mesmo tempo em que primamos pela autonomia dos alunos com deficiência. Para nós é um orgulho enorme colaborarmos para que os jovens com deficiência estejam no mercado de trabalho com condições iguais”, pontuou.
Jessica Rabelo Nascimento é formada em Letras bacharelado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Libras pela Faculdade de Educação São Luís e, atualmente, cursa o Mestrado em Estudos de Linguagem da UFMS. Seu irmão e sua prima são surdos, por isso o contato com Libras vem desde a infância. “Minha expectativa para o trabalho na Universidade é contribuir com o conhecimento desenvolvido durante toda a minha formação e também com o adquirido no dia a dia em família, promover o acesso lingüístico nos locais, o acesso à educação, sempre com essa vertente acolhedora”, declarou.
“À Jéssica desejo todo o sucesso, sei que ela é bastante dedicada e a Universidade tem também muito a ganhar com ela aqui. Sou graduado em Letras pela UFMS e me sinto realizado em presenciar seu ingresso na carreira de servidora. É uma instituição qualificada e muito respeitada”, afirmou o pai de Jéssica, José Rone Rabelo da Silva, que é professor e diretor da rede estadual de ensino de MS.
Texto e fotos: Ariane Comineti