UFMS sedia Seminário de Educação Profissional e Tecnológica

Na manhã de hoje (5) teve início no Complexo Multiuso da Cidade Universitária o 2º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento, que terá duração de dois dias, abre as atividades letivas para os ingressantes na segunda turma do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado em Campo Grande pelo Instituto.

O Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica é a primeira pós-graduação stricto sensu oferecida pelo IFMS. O curso visa tanto à produção de conhecimento quanto ao desenvolvimento de produtos educacionais voltados ao ensino da educação profissional e tecnológica. As atividades são desenvolvidas na modalidade semipresencial e a segunda turma conta com 24 estudantes, entre servidores do IFMS e membros da comunidade externa.  Sob a coordenação do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o mestrado profissional é oferecido por instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na cerimônia de abertura, o coordenador do curso, professor Dante Alighieri Alves de Mello agradeceu a presença de todos os alunos da primeira turma e demais participantes do evento e deu as boas-vindas aos novos estudantes que ingressaram em 2019. “Saibam que podem contar conosco e com toda a rede, temos tido grande apoio dela ao longo desse primeiro ano. É um programa desafiador e muito rico por sua pluralidade, com pesquisas interessantíssimas que já começaram a ser apresentadas”, disse.

A diretora do câmpus Campo Grande do IFMS, Rosane Fernández, lembrou da força que o trabalho em rede proporciona. “Temos o mesmo objetivo, o de transformar vidas por meio da educação. Não há ensino sem pesquisa, nem pesquisa sem ensino. Os resultados de nossas atividades trazem melhorias para todo o Brasil”, afirmou.

“Parabenizo a coordenação e os professores por propiciarem aos que estão ingressando a oportunidade de verem a caminhada de um ano dos que já estão cursando o mestrado, isso ajuda porque já conhecem o que está sendo produzido, essa integração é bastante importante entre as turmas”, lembrou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto, Marco Hiroshi Naka.

O reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, reiterou a gratidão a todos pela presença e participação no curso e no seminário. “Estamos muito orgulhosos dos nossos professores e servidores por todo o trabalho em rede que possibilitou essa ação cooperativa, essa soma de esforços para fortalecer o programa. É notório o crescimento e o desenvolvimento dos resultados desse programa, o que inclusive sensibilizou a Capes para discutirmos o programa de doutorado na área. Estamos ainda no início dessa pós-graduação e em conversa com nossa coirmã UFMS, que tem 49 programas de pós-graduação, entre doutorados, mestrados e mestrados profissionais, vemos uma gama de desenvolvimento justamente da comunidade docente e da comunidade técnico administrativa em educação. Nosso programa cada vez mais vai procurar ser parceiro da UFMS não só em ações de infraestrutura física, mas de pesquisas, de resultados. Quanto mais conversarmos mais tiraremos resultados positivos”, afirmou.

Texto e fotos: Ariane Comineti – com informações do IFMS