Participação é essencial para o Futuro da nossa UFMS

Estamos todos preocupados com a continuidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação da UFMS em razão da notícia do bloqueio orçamentário pelo Governo Federal. É, sem dúvida, um dos maiores desafios a ser enfrentado no momento presente, peculiar e incomum ao longo da trajetória de 40 anos da nossa Universidade. Afeta a todos nós indistintamente e demanda estratégia de gestão e governança imediata para contornar a escassez de recursos, com envolvimento de toda a comunidade universitária.

Nesse momento, conclamo a participação de cada integrante da comunidade universitária em uma grande Campanha de Respeito e Cuidado para com a UFMS, com participação proativa para melhoria da nossa Universidade.

A UFMS prioriza suas ações a partir dos resultados da Avaliação Institucional, que têm agora grande destaque. Assim, convoco todos os estudantes, professores, técnicos, coordenadores e diretores a participarem do processo de Avaliação Institucional, cujo formulário pode ser preenchido on-line até o dia 7 de junho de 2019 (https://siai.ufms.br). O anonimato está garantido pela UFMS e quem responde a Avaliação Institucional contribuirá para aprimorar sua unidade.

Nesta semana serão realizadas as Reuniões do Conselho Diretor e Universitário da UFMS, e esperamos amplo debate dos Conselheiros em temas relevantes para a integração da comunidade universitária e proposição de normas inovadoras para a gestão universitária.

A transparência, o diálogo e a responsabilidade no uso dos recursos públicos são marcos de nossa gestão, visíveis a todos que vivenciam as atividades universitárias, e as necessidades atuais nos impõem a tomada de uma série de novas medidas que exigirão a colaboração de todos. Para enfrentar esse momento crítico, devemos ter maior zelo com o bem público e com os recursos utilizados no dia a dia da UFMS, na Cidade Universitária e em todos os nove Câmpus. O simples gesto de apagar as luzes, desligar o ar condicionado, fechar uma torneira, necessário em todos os momentos, agora torna-se essencial.

Em 2018, a UFMS gastou R$ 9.184.797,13 no consumo de água/esgoto e R$ 7.875.258,21 de energia. Precisamos urgentemente mudar a nossa atitude em relação ao consumo desses recursos. A gestão da UFMS já vem buscando a utilização de novas tecnologias sustentáveis, mas o uso consciente depende de toda a comunidade, que é parte essencial na gestão dos recursos naturais e econômicos, que se estende para a sustentabilidade social, a fim de continuarmos os programas estratégicos de assistência estudantil e de desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação.

Hoje todas as melhorias e as manutenções que estão sendo realizadas na UFMS são fruto de recursos empenhados em 2018 e, por isso, continuam sendo feitas. Novas demandas, que seriam empenhadas em 2019, estão paralisadas até manifestação do MEC.

A UFMS não está sozinha. Lembro a todos que o momento é difícil para todas as Universidades e Institutos Federais no Brasil. Assim, conclamo toda a comunidade universitária para, juntos, vencermos mais essa fase. Tenho certeza de que a nossa união vai prevalecer e que juntos continuaremos defendendo a UFMS e a sua imensa contribuição para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Marcelo Turine

Reitor