Comissão Nacional e local da SBPC se reúnem para finalizar preparativos

Com o objetivo de alinhar o planejamento da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a UFMS recebeu representantes da Diretoria da SBPC.

Os representantes da SBPC, há três dias em Campo Grande, visitaram as dependências da Cidade Universitária onde serão realizadas atividades da Reunião Anual, com o intuito de analisar os espaços e propor adequações. A pouco mais de 100 dias do evento, o encontro entre as comissões também foi uma maneira de esclarecer sobre a programação científica e monitoria.

“Essa é a terceira visita que a gente faz, a primeira foi em 2017, e ficamos bem satisfeitos com o que vimos. No final de 2018, viemos aqui e vimos que muita coisa avançou. A Universidade está se transformando, a universidade está muito bem cuidada e eu acho que esse é o grande legado que a SBPC deixa além de oportunizar para a comunidade – não só acadêmica, mas também da cidade – conhecer um pouco da ciência que se faz no país”, afirma o secretário-geral da SBPC e coordenador geral da 71ª Reunião Anual, Paulo Hoffman.

O coordenador local da SBPC, professor Ivo Leite, concorda que a Reunião deixará um legado para a Universidade que ultrapassa os dias de evento. “Quando passa uma Reunião Anual dentro de uma instituição, a instituição nunca é a mesma depois, a gente aprende muito. A Cidade Universitária passou por transformações radicais, nós estamos aprendendo a atender pessoas e principalmente mostrar quais são as nossas pérolas científicas, tecnológicas e de inovação”.

Segundo a vice-reitora Camila Ítavo, todo o processo de organização de um evento tão grande como este contribui para o crescimento da Universidade e dos seus estudantes e servidores. “Nós estamos num processo contínuo de amadurecimento para receber a SBPC, desde o momento da apresentação até agora, quando a gente vê o quanto evoluímos, o quanto formamos um time multicampi de professores, técnicos e estudantes conosco nessa jornada, entendendo a importância da realização da SBPC em Mato Grosso do Sul e do papel fundamental da universidade na popularização da ciência”, declara.

Texto: Leticia Bueno