Projeto “A célula e a origem da doença: diabetes e obesidade” é apresentado na Casa da Ciência

Acadêmicos de Medicina participantes do projeto de extensão “A célula e a origem da doença: diabetes e obesidade” realizam nesta sexta-feira (14/9) evento na Casa da Ciência, na Cidade Universitária, das 7h30 às 10h, para oferecer explicações sobre como funcionam essas doenças em nível celular.

A primeira edição aconteceu em 2016, com visitas em escolas públicas. Este ano o projeto foi retomado com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Médio de instituições públicas. Essa semana alunos do colégio Orcírio Thiago de Oliveira participaram do projeto na UFMS.

O projeto distribui o ensino em cinco estações pelas quais os participantes deverão passar, sendo a primeira a explicação da digestão de carboidratos e como ocorre sua absorção na célula.

Na segunda estação há a simulação de uma cozinha, para que se compreenda a importância da alimentação correta. Os visitantes recebem explicações sobre os nutrientes e participam de dinâmica sobre mitos e verdades do hábito alimentar.

Em seguida, assistem a um vídeo de depoimentos de pessoas portadoras de diabetes. A quarta estação é intitulada “Por que sentimos fome?”, na qual os participantes devem ajudar os monitores a montar um quebra-cabeça com objetivo de explicar os eventos metabólicos da fome no organismo. A última estação trata da resistência à insulina.

O projeto é desenvolvido por acadêmicos do curso de Medicina da UFMS, com coordenação da professora Ludimila Canuto Faccioni.

Texto: Paula Silveira