Programa UFMS Júnior completa um ano com balanço positivo

Prestes a completar um ano de vigência, o Programa UFMS Júnior realizou uma reunião hoje (13) com representantes de oito Empresas Juniores (EJs) da Universidade, para debater o progresso alcançado nesses doze meses.

A reunião contou com a exposição de iniciativas das EJs presentes, a apresentação da destinação e prestação de contas do recurso obtido pelo edital de fomento às Empresas Juniores e com o debate sobre a participação no Integra UFMS. Também foi feito um balanço da trajetória positiva do Programa desde sua implementação.

Instituído pela Resolução n° 62, de 25 de julho de 2017, o Programa UFMS Júnior fomenta a cultura do empreendedorismo na Universidade apoiando, direcionando e acompanhando as EJs. Um exemplo do apoio dado pelo Programa é o lançamento do edital que selecionou projetos estratégicos e inovadores de Empresas Juniores, feito inédito no país.

Antes do UFMS Júnior apenas uma EJ era reconhecida pela Federação de Empresas Juniores do estado de Mato Grosso do Sul (Fejems). Atualmente, oito empresas são reconhecidas e outras duas estão em processo de reconhecimento.

“A gente tem uma visão de que as EJs vão ajudar os alunos a terem uma colocação melhor no mercado de trabalho, mas vai além disso, a gente consegue impactar a sociedade. Tanto micro quanto pequeno empresário que não tem condições de pagar por uma consultoria cara tem nas Empresas Juniores uma solução”, afirma o presidente da Fejems e acadêmico de Administração, Lucas Martins.

As Empresas Juniores são compostas por acadêmicos que são orientados por docentes em serviços realizados para a comunidade externa, por um preço abaixo do mercado. Uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática os aprendizados da graduação e ganharem experiência. Todo o lucro obtido deve ser utilizado unicamente para melhorias na empresa, como compra de equipamentos, participação em eventos e capacitação dos membros.

A UFMS conta com EJs de Engenharia, Comunicação, Farmácia, Direito, Nutrição, Administração, Zootecnia, entre outras. Para os interessados em submeter uma proposta de Empresa Júnior, basta acessar o site do Programa UFMS Júnior para mais informações.

Texto: Leticia Bueno