Alunos de Jornalismo participam do ‘Globo Lab: Profissão Repórter’

Os alunos do curso de Jornalismo da UFMS participaram, na manhã de hoje, da sexta edição do Globo Lab – laboratório desenvolvido pela Rede Globo, em parceria, pela segunda vez, com a equipe do ‘Profissão Repórter’, que no mês de março estão percorrendo o país com oficina de reportagem, em busca de jovens estudantes interessados em jornalismo e no setor audiovisual, com o objetivo de fomentar a inovação de temáticas, linguagens e narrativas jornalísticas.

A equipe do programa leva oficinas de reportagem a instituições de ensino parceiras e coletivos de comunicação em Belém, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande e Campinas. O roadshow passará por Unama, UFPA, Unifor, UFRB, Unifacs, Unisinos, UFPR, UFMS, UFSM, PUC-Campinas, além de Tela Firme, Rede Cuca, TV Pelourinho, TV OVO, entre outros coletivos.

Os participantes do ‘Globo Lab: Profissão Repórter’ aprenderam sobre o universo do programa, recebendo da equipe seus conhecimentos sobre jornalismo, as características das reportagens apresentadas e a dinâmica do trabalho adotada por eles.

Além disso, foi proposto um desafio em duplas para a realização de reportagens e os autores das dez melhores vivenciarão uma imersão na redação do programa, em São Paulo, além de terem seus trabalhos exibidos na página do ‘Profissão Repórter’ na internet. Durante os dias de imersão, os participantes acompanham de perto o dia a dia na redação, com a presença da equipe e de Caco Barcellos.

Para participar do desafio, o aluno deve ter assinado a lista de presença da Oficina. A reportagem tem que ser em dupla (também presente no dia da oficina), um video de 3 a 5 minutos com matéria inédita. Serão avaliados a originalidade, a criatividade e o potencial de atratividade pela equipe do ‘Profissão Repórter’. O video deve ser enviado até o dia 16 de abril e o resultado sairá no dia 15 de maio.

Durante a oficina, Caio Cavechini, editor-executivo do Profissão Repórter, falou que para ele e toda equipe, essa oportunidade de contato e troca de experiências  com pessoas que não convivem normalmente, é muito importante. “É a oportunidade de mostra nosso trabalho, falar um pouco sobre isso e também de conhecer a realidades  e as ideias desses jovens”, revelou.

Coordenadora do curso de Jornalismo, a Professora Katarini Miguel acredita que essa oportunidade, de compartilhar da experiência dos jornalistas do ‘Profissão Repórter’ é muito enriquecedora para os alunos. “Normalmente esse tipo de experiência fica restrita aos grandes centros e é inacessível para eles. Ter contato com esse tipo de jornalismo mais imersivo, trocar experiências com esses jornalistas que são jovens como eles, é muito importante, além da oportunidade de participar da seleção de reportagens”, avaliou.

Ighor Avanci, aluno do 7º semestre achou a experiência muito interessante, pois o ‘Profissão Repórter’ é uma inspiração para os estudantes de Jornalismo. “É uma oportunidade gratificante, que nem todas as universidades tiveram, já que só a UFMS está participando aqui no Estado”, revelou. Ighor disse que vai participar do desafio, já tem a dupla e a ideia, mas isso é surpresa.