Fadir realiza aula inaugural do curso de especialização em Gestão Judiciária

A aula inaugural do curso de especialização em Gestão Judiciária consagrou um convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Faculdade de Direito (FADIR/UFMS), e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, através da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS). Realizada no dia 3 de agosto, a solenidade de início do da pós-graduação inédita reuniu os 42 alunos matriculados no curso, além de desembargadores, servidores do Judiciário e autoridades.

O curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Judiciária será oferecido pela Faculdade de Direito-Fadir, na modalidade presencial, com duração de 18 meses e 360 horas de carga horária. Segundo a diretora da Fadir,  a professora Ynes felix, esse curso vem para qualificar o judiciário de modo a  aprimorar a gestão públicas de Tribunais e Fóruns.

“Hoje nós temos juízes e servidores que atuam, não apenas na ponta, na atividade fim que é prestação de serviço judicional, mas que atuam também na atividade meio. Esses profissionais necessitam de um olhar mais específico para gestão. E é isso que faremos a partir de agora com a especialização em gestão juduciária”, explica Ynes.

O convênio que oficializou o curso foi firmado com TJMS em 18 de julho de 2016. De lá pra cá, explica a coordenadora da pós, a professora Andreia Flores, muito trabalho foi feito para que o curso recebesse os novos alunos. Ela ainda comenta que essa especialização de gestão pública é uma demanda induzida pelo Conselho Nacional de Justiça que estimula que os Magistrados também tenham conhecimento de gestão pública. “Além de julgar, eles também atuam nessa função administrando seus fóruns”, por isso a pós é muito importante”, completa Flores.

Para o Desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso, Diretor da Ejud-MS a aula inaugural da especialização foi a concretização de um sonho. O TJMS consegui alcançar um sonho vivido há mais de três anos. A especialização vai propiciar a quase 50 servidores e três Magistrados a atualização de conhecimentos para modernizarmos ainda mais a gestão judiciária, melhorando o serviço da Justiça em Mato Grosso do Sul”, afirmou o desembargador

De acordo com Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a parceria com o TJMS reforça o papel social da Universidade. “Nossa vocação é o ensino, pesquisa e extensão. E temos um potencial imenso para transformar realidades a partir disso. Dessa forma, a parceria com Tribunal de Justiça é uma forma de contribuirmos para melhorar o serviço da justiça no Estado, levando mais qualidade para os cidadãos”, salienta.