Etapa estadual da OBR acontece no próximo final de semana

No dia 5 de agosto será realizada nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá e Três Lagoas a etapa estadual da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em cada cidade, alunos do ensino fundamental, médio ou técnico de escolas públicas ou privadas competirão com robôs construídos por eles mesmos, tendo de realizar tarefa estabelecida pela OBR.

Em Campo Grande a competição é organizada pela UFMS com o apoio, parceria e colaboração da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Serviço Social da Indústria (SESI), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e Secretaria de Estado de Educação (SED/MS).

As provas serão realizadas no Pavilhão Albano Franco a partir das 8h, conforme programação disponível abaixo.

A OBR tem como objetivos estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro; é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos e é apoiada pelo Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, CNPq e Capes. Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Sociedade Brasileira de Automática (SBA), RoboCup Federation, IEEE Robotics & Automation Society e é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

A Olimpíada ocorre desde 2006, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2016 foram mais de 120 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 3000 equipes competindo na modalidade prática no país.

Download (PDF, 41KB)