Com foco em parcerias institucionais e fortalecimento do empreendedorismo, UFMS participa de Congresso de Inovação da Indústria

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), representada pelo Reitor Marcelo Turine, participa na terça-feira e na quarta-feira (27 e 28/6), em São Paulo, do 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. A delegação de Mato Grosso do Sul é composta também pelo diretor-superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (SEBRAE-MS), Cláudio George Mendonça, e pela diretora-técnica da instituição, Maristela de Oliveira França, além de parceiros da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS). O evento ocorre no Transamérica Expo Center e apresenta como tema “Inovar é criar valor”. Cerca de três mil especialistas brasileiros e internacionais em inovação têm debatido as tendências desta agenda e como elas impactarão a indústria brasileira nos próximos anos.

Para o Reitor da UFMS, que participa do evento também na posição de Conselheiro do SEBRAE-MS, a interlocução com setor produtivo tem sido muito proveitosa para o fortalecimento das empresas júniores e das incubadoras da Universidade. “A proposta do evento coloca a inovação no centro do debate para melhorarmos a sociedade brasileira. Como gestores da UFMS, precisamos assumir o compromisso de utilizar a ciência e a tecnologia para promovermos com nossos jovens as mudanças que o país necessita”, afirma Turine.

Entre os assuntos que são debatidos no evento estão a internet das coisas, a inteligência artificial, as cidades inteligentes e outros assuntos relacionados à manufatura avançada e à indústria 4.0.  Entre os palestrantes, estão Peter Diamandis, fundador e executivo da XPRIZE Foundation e autor de best-sellers, como “Abundância” e “O futuro é melhor do que você imagina”; Louise Scott, vice-presidente global de Pesquisa da Avon, que participa de painel sobre inovação no Brasil e no mundo; o brasileiro Henrique Malvar, cientista-chefe da Microsoft, que falará de armazenamento em nuvem; Carlos Cunha, cientista de dados da Bosch, que tratará de tecnologias inteligentes; Colin Parris, vice-presidente da GE, que participará de painel sobre os riscos e oportunidades para o Brasil diante de inovações disruptivas.

Haverá ainda a apresentação de casos de sucesso de inovação de 22 empresas de pequeno, médio e grande porte, que farão parte do livro Inovar é criar. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/eventos/7o-congresso-brasileiro-de-inovacao-da-industria/