Sistema Eletrônico de Informações será implantado em julho

A partir de julho, a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGETIC) vai implantar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em todas as unidades da UFMS. Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é um sistema que que realiza a tramitação eletrônica de processos administrativos.

De acordo com o diretor da Agência, professor Luciano Gonda, o SEI irá substituir o Sistema de Registro de Documentos (REGDOC). “A diferença é que, hoje, o processo físico precisa ir junto. Com o SEI, o processo vai estar no sistema”, explica o diretor da Agência, professor Luciano Gonda.

Ainda segundo Gonda, existem duas situações: Os processos antigos, que serão digitalizados e inseridos no processo, e os processos novos, que já vão nascer digitais. “São os documentos nato-digitais, produzidos originariamente em meio eletrônico”, revela.

A implantação do SEI faz parte do processo de modernização da UFMS e traz muitas vantagens, avalia o diretor. “Maior transparência, já que qualquer pessoa poderá ter acesso aos documentos, inovação, redução de papel, e com isso a economia do dinheiro público, a celeridade no processo, entre outras”, pontua.

O SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

A partir da próxima segunda-feira, 26, os servidores serão capacitados para operar o Sistema, por meio de um curso de 8 horas, onde serão abordadas diversas funcionalidades do Sistema. Todos os câmpus vão realizar a capacitação em sua própria estrutura. Em Campo Grande, o curso acontece na FACOM. Para Gonda, essa mudança trará muitos benefícios, tanto para a UFMS quanto para a comunidade acadêmica. “O envolvimento dos servidores é fundamental para o sucesso do projeto”, avalia.

A AGETIC criou um site para disponibilizar informações sobre o Sistema. Acesse: http://digital.ufms.br.