Farmácia Escola e PET Farmácia realizam ação referente ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Celebrado no dia 5 de maio, o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi antecipado na Farmácia Escola da UFMS. Hoje (4) os pacientes que foram buscar seus medicamentos foram recebidos com folderes, informações, serviços como aferição de pressão e de glicemia e um café da manhã. A ação foi realizada com a participação dos acadêmicos do PET Farmácia.

O objetivo da data, segundo a farmacêutica Erika Freire de Vasconcelos Pereira, é conscientizar sobre a forma de utilizar os medicamentos “As pessoas costumam se medicar de maneira incorreta, buscam orientações com familiares e amigos. Muitas delas acabam se intoxicando e isso pode ser até letal. Por isso essa conscientização é tão importante”, ressaltou. Ainda com a ação na UFMS o objetivo é também orientar sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e em desuso.

Moisés Gonçalves Americano de 66 anos já é atendido há cerca de cinco anos no local. Para ele a aferição de pressão foi significativa, pois ele não possui aparelho em casa. “Eu gosto de saber sempre, mas preciso recorrer a vizinhos e aos postos. Sempre fui muito bem atendido aqui e acredito que essas orientações são importantes porque a gente precisa tomar o medicamento certinho, senão o tratamento dá errado”, pontuou.

A acadêmica do sexto semestre de Farmácia, Elizabete Chiavelli de Lima, foi quem realizou a aferição de pressão de Moisés, sob a orientação farmacêutica Vanessa Marcon de Oliveira. Esta, por sua vez, aferiu a glicemia do paciente orientando a acadêmica para os próximos atendimentos. Elizabete conta que entrou há dois meses no Programa de Educação Tutorial (PET) e tem se beneficiado dos atendimentos que acompanha. “Tem sido uma experiência muito proveitosa pra minha formação, aqui consigo ver na vivência da farmácia como é o paciente, suas reações, e mais importante, consigo compreender e acompanhar sua individualidade”, afirmou.

Além de Erika e Vanessa, atendem na Farmácia Escola a farmacêutica Cristiane Munaretto Ferreira e o coordenador do local e tutor do PET, professor Teófilo Mazon Cardoso. Ainda dois alunos de mestrado realizam pesquisas na Farmácia Escola e acadêmicos da graduação realizam atividades práticas.

Na ação celebrativa deste Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, além de Elizabete, outros três acadêmicos do PET fizeram atendimentos pela manhã. Na parte da tarde haverá na Farmácia Escola uma aula prática com os acadêmicos da graduação, mas o atendimento permanecerá normal, com a entrega de folderes, informações e serviços da ação dentro das possibilidades.

A Farmácia Escola recebe pacientes encaminhados pelo Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) que tenham asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla. Os atendimentos são realizados nas segundas, terças e quintas-feiras durante todo o dia e passam pelo local cerca de 50 pessoas por dia.