Águas Guariroba doa para UFMS equipamento que detecta vazamentos

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) recebeu da empresa Águas Guariroba a doação de um equipamento que vai auxiliar na manutenção hidráulica da universidade, bem como nas atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas nos cursos de Engenharia e Tecnologia de Saneamento. Trata-se de um aparelho chamado geofone, utilizado para detecção e localização de vazamentos em redes de água.

A entrega do equipamento aconteceu na tarde de quinta-feira (9/02), no Gabinete da Reitoria, e contou com a presença do presidente da empresa Águas Guariroba, Guillermo Deluca, acompanhado de representantes da empresa, além da equipe da UFMS composta pelo Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura (PROADI), professor Cláudio César da Silva, do Coordenador de Projeto Obras (CPO), Félix Abrão Neto, do responsável pela Coordenadoria de Manutenção da UFMS, Rodrigo Alcântara, e do professor da Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG) Daniel Anijar de Matos.

O presidente destacou a importância da parceria que está sendo firmada com a doação do equipamento. “ O objetivo de nossa parceria com a UFMS é explorar o potencial das duas entidades em prol de benefícios que sejam aproveitados pela população. E neste evento estamos entregando o geofone para ajudar na descoberta de vazamentos, de modo que cuidemos de um recurso natural que não é renovável. Mas também será para o ensino dos alunos que se especializem na área de saneamento”, explicou o presidente.

Segundo Rodrigo Alcântara, responsável pela manutenção do Câmpus de Campo Grande, esse equipamento será de extrema relevância. “Não tínhamos instrumentos que nos auxiliassem na vistoria de vazamentos. A partir de agora, poderemos localizar com maior precisão onde estão os vazamentos de água para poder saná-los”, comentou.

Na avaliação do Reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, a parceira é um exemplo claro de como a cooperação entre instituições traz benefícios mais amplos, sendo, em muitos casos, o fator decisivo para solucionar problemas.“O geofone vai ajudar a administração a fazer medição de vazamentos de água, para evitar o desperdício de água, garantindo o melhor aproveitamento dos recursos hídricos. A água é uma riqueza que nós temos no mundo e que deve ser usada com consciência. Além disso, o aparelho vai ajudar a questão do ensino, da pesquisa e da extensão, oferecendo aos alunos uma aprendizagem mais completa”, concluiu o Reitor.