UFMS vai receber núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade do Governo Federal

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul receberá dois núcleos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério dos Esportes. O programa tem como objetivo proporcionar a prática de atividades físicas, culturais e de lazer para todas as faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência.

O PELC foi um dos assuntos tratados na reunião entre a Reitoria da UFMS e a Fundação Municipal de Esporte (Funesp), responsável pela coordenação do programa em Campo Grande (MS). O encontro aconteceu na semana passada, em 2 de fevereiro, e contou com a presença do Pró-reitor de Extensão, Cultura e Esportes (PROECE), professor Marcelo Fernandes, e do Coordenador de Cultura e Desporto, professor Junior Silva.

“A ideia do PELC é abraçar os vários interesses da cidade para fomentar, por meio da cultura e da atividade física, áreas de lazer. O grande diferencial do programa é que ele mostra que o conceito de lazer vai muito além da prática física. O PELC estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento. Estão incluídas ainda atividades culturais como música, artesanato, teatro, etc.”, explicou Rodrigo Terra, Diretor-presidente da Funesp.

Cada núcleo do PELC atende em média 400 pessoas. Na universidade, os núcleos estarão abertos para toda a comunidade universitária e sociedade em geral. De acordo com o Pró-Reitor da PROECE, a vinda do programa trará muitos benefícios para a UFMS. “Com o PELC aqui, teremos um benefício duplo: atender nossos acadêmicos nessa área de lazer, esporte e cultura. E depois atender a comunidade externa, fazendo da universidade um espaço integrado com a região onde estamos”, disse Fernandes.

O principal objetivo do PELC é democratizar o acesso às possibilidades de vivência do lazer, seja ela esportiva, seja ela cultural. Os dois núcleos que serão implantados na UFMS vão contar com uma equipe de 12 bolsistas e dois professores. O Coordenador de Cultura e Esporte da UFMS, professor Junior Silva, explica que o impacto desse projeto na rotina da universidade será muito grande. ”Na verdade, esse programa é de suma importante para democratizarmos o lazer na universidade e fomentar a prática de atividade física em horários alternativos. Ele acaba também contribuindo para aumentar os recursos destinados ao esporte”, comentou.

Para definir as principais demandas da área esportiva, a Coordenadoria de Cultura e Esporte vai lançar uma consulta pública com o intuito de identificar as atividades que deverão ser desenvolvidas dentro dos Núcleos PELC da UFMS. A chamada deverá ser aberta ainda neste mês.