Estudantes participam de evento internacional para incentivo de mulheres em carreiras tecnológicas

Estudantes da Faculdade de Computação (Facom) devem representar a UFMS no Congresso Internacional de Mulheres em Steam, sigla em inglês para designar as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro. No evento criado com o objetivo de incentivar a participação profissional e acadêmica de mulheres em áreas ainda majoritariamente masculinas, as estudantes da Facom devem apresentar o projeto de extensão Ensino de lógica de programação na primeira infância

Para a diretora de Inclusão e Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e coordenadora do Programa Sou Mulher, Luciana Contrera, é fundamental incentivar a participação de mulheres nas ciências exatas e engenharias. “Incentivarmos a participação das estudantes mulheres em áreas predominantemente masculinas permite a presença da diversidade, traz perspectivas inovadoras e soluções mais abrangentes para os desafios dessas áreas”, avalia.

“A presença feminina em Steam também é essencial para combater estereótipos de gênero e reduzir as desigualdades históricas que limitam o acesso de mulheres a essas carreiras. Ao promover essa participação, criamos oportunidades para que mais mulheres assumam posições de liderança e se tornem modelos para futuras gerações, contribuindo para um ambiente mais equitativo e inclusivo”, completa a diretora.

O projeto de ensino de lógica de programação para crianças foi criado em 2017. A iniciativa promove atividades lúdicas com robôs e outros materiais apropriados para a faixa etária. No congresso, as estudantes devem apresentar o trabalho de produção de um plano de aula, a abordagem do assunto com crianças e sua aplicação na brinquedoteca da Cidade Universitária e em uma escola estadual.

A coordenadora da iniciativa e professora da Facom, Luciana Montera, conta que o ensino da lógica permite benefícios em diversos âmbitos da vida da criança. “Com um raciocínio lógico, melhor são as suas decisões, escolhas, entendimento dos problemas, sejam eles cotidianos ou não. Quanto antes a gente levar o assunto lógico para as crianças, mais fácil se tornará a compreensão desse tema. A gente acredita no potencial do raciocínio lógico para o desenvolvimento do ser humano como pessoa, para o raciocínio, para o desenvolvimento intelectual, e esse estímulo tem que começar desde cedo”.

A professora Luciana também é coordenadora do projeto de ensino Elas Programando, que desde 2018 busca acolher e motivar meninas que entram nos cursos da Facom. Além do acolhimento, o projeto ainda incentiva o desenvolvimento profissional das estudantes ao trabalhar conceitos de programação e lógica de programação para dispositivos móveis.

“O cenário de tecnologia é predominantemente masculino, é um reflexo da própria graduação. As políticas e ações têm que ser, primeiro, de incentivo à participação das meninas em cursos de tecnologia. Pensando nisso, esse congresso é um evento muito importante porque torna mais visível a atuação das meninas ou das mulheres na área de tecnologia. A gente espera que iniciativas como essa aumentem e que se apresentem cada vez mais para as nossas estudantes”, avalia a professora.

A estudante de Engenharia de Computação Jhullya Eduarda Soares Martins é participante do projeto e deve apresentá-lo no congresso. “Eu não conseguiria adquirir a experiência vivenciada no projeto de outra forma no meu curso. E como eu cogito a possibilidade da docência após a graduação, essa experiência contribui de forma ainda mais significativa”, avalia.

“Estou extremamente feliz e animada por poder compartilhar minha experiência representando a UFMS nesse evento incrível que é o Congresso Internacional de Mulheres em Steam e ter a oportunidade de conhecer vários trabalhos elaborados por mulheres. Eventos como esse são muito importantes para a comunidade científica e é, sem dúvidas, uma oportunidade de conhecer pessoas e trabalhos admiráveis”, conta a estudante.

Texto: Alíria Aristides

Fotos: Arquivo das estudantes