Uma onça gigante, tubos sonoros, tábua para aprender sobre estatística, banco com poemas de escritores sul-mato-grossenses e painel com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Estas são apenas algumas novidades do Parque da Ciência, que abre para visitação na manhã deste sábado, 20. O espaço recebe crianças para atividades recreativas, acompanhados dos responsáveis, e sem necessidade de inscrição.
“A partir deste mês de abril, vamos realizar no terceiro sábado de cada mês, programação com atividades lúdicas, brincadeiras científicas, para as crianças conhecerem o nosso Parque da Ciência. Nós ficamos muito felizes em recebê-los, pois a Universidade proporciona para as comunidades conhecer o mundo da ciência. Estamos com novos monumentos!”, ressalta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.
A diretora de Popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, conta que serão realizadas diversas brincadeiras e todas serão acompanhadas por monitores. “Vamos ter um sábado bem animado para a garotada! Além das novas atrações do Parque da Ciência, teremos contação de histórias, desenhos, bolha de sabão gigante para as crianças entrarem dentro, queimada”, elenca.
A professora destaca que as crianças são curiosas e cheias de vontade de aprender coisas novas e a ciência tem papel fundamental no desenvolvimento delas. “Os monumentos do Parque da Ciência são justamente para isso, para elas aprenderem brincando, para as crianças ficarem com vontade de estudar, de entender como funciona o mundo e não perder essa fase que elas têm”.
Lia ainda enfatiza que a UFMS tem ampliado os programas de extensão para aproximar a comunidade da Instituição. “Essa é a função da Universidade, é criar coisas para o bem-estar do ser humano, da população e tudo que produzimos aqui na UFMS, chegue da maneira mais fácil para as pessoas, para que elas entendam e percebam que a ciência faz parte do dia-a-dia delas. ”
O Parque da Ciência da UFMS fica localizado na Esplanada do Morenão. O local é aberto a toda comunidade interna e externa para visitação e oferece visitas em grupos e individuais. Confira a agenda para as visitas em grupo aqui.
Texto: Lúcia Santos