8ª Semana Nacional de Arquivos será realizada na Cidade Universitária

Com o tema Arquivos Acessíveis, a 8ª Semana Nacional de Arquivos será realizada entre os dias 5 e 12 de junho, na Cidade Universitária. O evento é promovido pelo Arquivo Nacional, com apoio do Conselho Internacional de Arquivos, com a participação de instituições arquivísticas do país. A programação do Arquivo Central da UFMS é aberta as comunidades interna e externa e não requer inscrições prévias.

“O objetivo da Semana Nacional de Arquivos é abrir as portas das instituições de arquivo para que a comunidade em geral tenha acesso ao seu material, ao seu acervo, e para divulgar as atividades desenvolvidas de preservação. No mês de junho, sempre na semana próxima ao dia 9, que é comemorado o Dia do Conselho Internacional dos Arquivos, o Arquivo Nacional convida instituições de arquivo de todo o país para desenvolver atividades”, afirma a arquivista da Universidade, Débora Resstel.

Para Resstel, a Semana mostra para a comunidade em geral que os arquivos não são apenas depósitos de documentos. “Eles são fontes de cultura, de memória, de resgate da memória, de história. A pessoa que conhece a sua história, que conhece a sua memória, ela consegue entender melhor, desenvolver melhor seu papel como cidadão”, reforça.

A programação da Universidade terá início no dia 5 de junho, às 15h, no Arquivo Central, localizado no setor 3. Servidores ativos e aposentados, estudantes e egressos estão convidados para participar da 3ª Edição do Tereré da Memória, que neste ano celebra os 45 anos de Federal.

Na quinta-feira, 6, das 19h às 21h, o Arquivo Público Estadual de Mato Grosso do Sul (APE/MS) realiza a mesa-redonda Arquivos em perspectiva: acesso e possibilidades à pesquisa histórica em arquivos e centros de documentação na sala 404 do Complexo Multiuso 2. O encontro será ministrado pela arquivista Debora Resstel, do Arquivo Central da UFMS; o professor Douglas Alves da Silva, do APE/MS; a arquivista Luana Moura, do Museu de Arqueologia da UFMS; a professora Madalena Dib Mereb Greco, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul; com mediação do professor da Faculdade de Ciências Humanas, Carlos Eduardo da Costa Campos, coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade da UFMS.

No dia 7 de junho, às 14h, o estudante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Leonardo Cristian Martins conduzirá a mesa-redonda O disco voador do Morenão: ufologia, identidade e cultura em Mato Grosso do Sul, no Arquivo Central.

No sábado, 8, a partir das 8h, com saída do Ponto de Conexão Científica no Corredor Central, estudantes, servidores, colaboradores e a comunidade externa podem conhecer e se aprofundar na história da UFMS, por meio da Trilha da Memória. A caminhada, com duração entre 2h e 2h30, apresenta os principais monumentos da Cidade Universitária, com apoio de documentos administrativos e do acervo institucional.

No dia 12 de junho, às 9h30, será o momento de explorar as memórias da vida. Em um primeiro momento, os participantes da Universidade Aberta à Pessoa Idosa foram convidados a compartilhar suas memórias mais antigas e, agora, o encontro irá promover uma premiação para as lembranças mais antigas, engraçadas e emocionantes.

Texto: Elton Ricci