Nesta terça-feira, 17, foi divulgado o resultado final do processo seletivo que escolheu propostas de pesquisadores da Cidade Universitária e dos câmpus a serem contempladas com bolsas dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da UFMS (PIC&T): de Iniciação Científica (Pibic), Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). Das propostas submetidas, 500 devem ser contempladas com bolsas, outras 106 contarão com a participação de estudantes voluntários.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Maria Lígia Macedo, a partir da divulgação dos resultados, os pesquisadores devem implementar os estudantes bolsistas até 31 de agosto e os voluntários até 24 de setembro no Sigproj. Para tanto é necessário preencher os dados dos bolsistas, anexar o termo de concessão de bolsa de pesquisa, para o bolsista, e responsabilidade para o estudante voluntário. As bolsas serão custeadas pela UFMS e pelo CNPQ. Os acadêmicos contemplados com bolsas do CNPQ devem, obrigatoriamente, possuir conta corrente no Banco do Brasil.
As propostas selecionadas serão beneficiadas com bolsas concedidas a partir de recursos próprios da UFMS e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “A concessão de bolsas tem como objetivo estimular os estudantes do ensino superior nas atividades, metodologias, práticas e conhecimentos próprios aos desenvolvimentos científico, tecnológico e de inovação”, ressalta Maria Lígia. São aproximadamente R$ 2,4 milhões para as bolsas, cujo valor mensal é de R$ 400,00.
Foram contempladas 272 propostas com bolsas do Pibic e 47 propostas foram aprovadas com estudantes voluntários na Cidade Universitária. Nos câmpus foram 125 propostas aprovadas com bolsas e 59 com voluntários. Também foram selecionadas 37 propostas de unidades da Cidade Universitária e 30 dos câmpus para atender professores contratados nos últimos dois anos. No Pibit, são 25 propostas aprovadas com bolsas. Já no Pibit-AF são 11 propostas com bolsas.
“É uma oportunidade ímpar para o acadêmico conhecer o mundo da pesquisa, desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a construção do raciocínio lógico, a escrita, a oratória e até o despertar para a carreira acadêmica e conseguir transformar o conhecimento adquirido na Universidade em produtos para a transformação social”, comenta Maria Lígia.
O resultado e mais informações estão disponíveis no edital, que pode ser conferido a seguir.
Texto: Vanessa Amin
Atualizada em 20 de agosto, às 15h19 para inserção de retificação do edital