4ª Semana de Geografia debate meio ambiente e território

Entre os dias 11 e 15 de setembro, será realizada a 4ª edição da Semana de Geografia, que este ano apresenta o tema Geografia, Meio Ambiente e Território. O evento será realizado no Auditório Jurandir Nogueira, na Cidade Universitária, todos os dias às 19h.

O professor do Curso de Geografia, Marcelino de Andrade Gonçalves, explica que serão abordadas questões que discutem e interpretam fenômenos em sua regionalidade, sejam econômicos ou ambientais, buscando despertar maior integração entre os diferentes cursos, enaltecendo a produção geográfica regional.

“O evento tem como objetivo propiciar o debate a respeito das diferentes aplicações do conhecimento geográfico, teórico-prático, como instrumento de intervenção, transformação da realidade, em suas diferentes escalas. A preocupação com o processo de formação dos estudantes de geografia, suas habilidades técnicas e a formação intelectual estão no cerne desta atividade”, detalha.

O encontro é presencial e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser realizadas até os dias do evento, para aqueles que quiserem participar como ouvintes, neste formulário on-line. Para os estudantes que pretendem submeter trabalhos, as inscrições devem ser feitas até esta quinta-feira, 31, neste formulário.

Os trabalhos devem ser submetidos dentro de um dos eixos temáticos propostos: Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Práticas Pedagógicas; Dinâmicas Territoriais na Cidade e no Campo; Dinâmica Ambiental e Planejamento. “Aproveito a oportunidade para convidar as pessoas interessadas a participarem do evento, de maneira que possamos pensar e aprender juntos sobre os temas propostos. Construindo coletivamente o conhecimento”, conclui.

Texto: Agatha Espírito Santo