48 profissionais concluem Residências Médica e Multiprofissional na UFMS

Na noite de ontem (24) foi realizada a cerimônia de conclusão de curso dos estudantes dos programas de Residências Médica e Multiprofissional da Universidade. Ao todo 48 profissionais participaram da solenidade virtual, transmitida ao vivo pelo canal da TV UFMS.

 

Representando as Residências Médicas, a concluinte em Infectologia Susan Gomez Chambi agradeceu a honra em poder falar em nome dos colegas e lembrou que quando iniciaram essa jornada eram médicos cheios de sonhos e medos, mas com sede de conhecimento. “No início nos perguntávamos se seríamos capazes. Quem passou por essa etapa sabe que residente não tem horários, mora no hospital, tem como closet seu carro e ocasionalmente visita sua casa e família. Agora é mais uma etapa concluída e tenho certeza que cada um se sente mais confiante e assertivo nas condutas diárias que precisamos e precisaremos tomar”.

A médica agradeceu especialmente aos professores e colegas que os acompanharam nas atividades. “Nossos queridos mestres, que nos apoiaram e se tornaram referência para seguirmos seus passos. O que realmente levamos são os ensinamentos de vida. Agradecemos também quem nos deu força, todos os que tiveram o trabalho de nos ensinar e nos ensinaram a amenizar o sofrimento dos pacientes”. Susan dedicou ainda uma parte do discurso aos residentes de Medicina Veterinária, que “são encarregados de cuidar desses seres que não falam de seus sentimentos” e homenageou pessoas que partiram cedo por conta da pandemia e também os que estiveram na linha de frente do combate à Covid-19.

Finalizou com um verso de Cora Coralina: “‘Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma’. Que cada um de nós possa ser o toque suave na alma de quem passa pelos golpes duros da vida”.

 

Representando as Residências Multiprofissionais, a concluinte em Enfermagem Obstétrica Rikelly Paula Rodrigues ressaltou que a maturidade é gerada na crise e que a conquista é a superação de todas as crises. “Após dois longos anos podemos dizer que crescemos em todas as áreas, tanto pessoal, quanto profissional ou espiritual, cada um com sua experiência, o que levou à maturidade. Escolhemos estar aqui, estudamos muito para conquistar e tivemos experiências marcantes que ficarão gravadas para sempre em nossos corações”.

A enfermeira também lembrou com carinho das muitas horas de atividade e comentou que “ainda assim, trabalhando tanto, por vezes fomos surpreendidos com a pergunta: ‘Você só faz Residência?’ Só quem viveu sabe o que é uma Residência. Por vezes a rotina nos levou a passar mais tempo no hospital do que em nossa casa. Com a pandemia mais do que nunca nos unimos com um único propósito: dedicação ao nosso trabalho. Foi uma caminhada árdua, mas gratificante, hoje é o encerramento de um ciclo, agradecemos por tudo o que vivemos e aprendemos, agora iremos trilhar novos caminhos. Parabéns a todos!”.

 

O reitor Marcelo Turine parabenizou a todos os concluintes presentes e também aos que não puderam participar da cerimônia. “Tenho certeza que a caminhada de vocês na Residência os tornou mais fortes, resilientes, profissionais responsáveis. Vivenciamos em 2020 cenários muito diferentes e neles todos nós aprendemos muito. Com esses cenários, grandes profissionais mostraram o caminho, a ciência também se fortaleceu. Hoje celebramos a conquista de vocês. Parabéns a vocês e também aos seus familiares que os ajudaram nesse processo, nessa formação profissional. Que agora possam retribuir levando ainda mais alegrias a eles. Sem felicidade não construímos um Brasil ou um mundo melhor”.

O reitor também agradeceu aos professores e gestores da UFMS e do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) pela formação oferecida aos profissionais. “Muito obrigado por receberem tão bem nossos residentes e pela organização e gestão das atividades. Estamos programando ações junto ao Humap-UFMS e ao Ministério da Educação para aumentarmos as especialidades e as bolsas, porque nosso MS merece ter mais residentes, mais oportunidades para que os profissionais possam enriquecer sua formação. Que vocês concluintes possam brilhar em sua caminhada e que tenham muito sucesso”.

 

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Maria Ligia Rodrigues Macedo disse que toda a sociedade deve prestar agradecimento aos profissionais da área. “Vejo a Residência como um caminho para transformar o profissional, que imediatamente vai ser absorvido pela sociedade e que, nesse caso, em áreas que o nosso estado tanto necessita. Que vocês tenham muito orgulho da Residência que fizeram e do seu papel na sociedade. Tenho muito orgulho estar aqui hoje e saber que temos vocês como guardiões da nossa saúde. Que sejam muito felizes, realizados”.

 

O superintendente do Humap-UFMS Cláudio César da Silva desejou também muito sucesso aos concluintes. “Que esse período que investiram conosco possa ser recompensado com muitas realizações profissionais. Além de parabenizar, gostaria de agradecê-los. Com o desenvolvimento de sua residência, vocês colaboraram com a nossa assistência à saúde, com o desenvolvimento do nosso ensino, nossa pesquisa, avançamos muito e a razão de ser de um Hospital Universitário são vocês. Que vocês sejam muito felizes e realizados e levem o nome do Humap e da UFMS com muito carinho”.

 

O diretor da Faculdade de Medicina Marcelo Vilela lembrou que “uma Residência Médica é muito gratificante, são muitas e muitas horas de dedicação. Espero que tenha muito sucesso, se tornem preceptores, tutores de novos especialistas. A vida caminha e precisamos sempre de pessoas ao nosso lado, ninguém faz nada sozinho”.

 

.

Representando o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Fabrício de Oliveira Frazílio, a professora Juliana Galhardo recordou que o período dos concluintes foi diferente. “2020 foi difícil para todos nós, mas todos os passos que demos, as incertezas, foram todas compartilhadas. E tudo foi feito com muito carinho e preocupação, para que vocês realizassem suas atividades com segurança. Para que o Hospital Veterinário tenha brilho, vida, precisamos de vocês residentes. Espero que tenham um futuro brilhante, que dentro de suas especialidades sejam muito felizes”.

 

A diretora do Instituto Integrado em Saúde Luciana Contrera agradeceu e homenageou os professores e preceptores que acompanharam cada um dos residentes e desempenharam também diversas outras atividades na Universidade e afirmou aos concluintes que “é um orgulho muito grande para nós contribuir para a sociedade com profissionais altamente qualificados como vocês. Sabemos que foi um ano de grandes desafios e grandes conquistas. Desejo muito sucesso, que seus sonhos sejam realizados e que sejam muito felizes com sua escolha”.

 

Especialidades e homenageados

A cerimônia virtual marcou a conclusão de residentes em 11 especialidades. Em cada curso, um professor/preceptor recebeu homenagem em nome de todos. Os homenageados foram:

 

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial – José Carlos Garcia de Mendonça

Enfermagem Obstétrica – Rebeca Lorrany Fonseca

Ginecologia e Obstetrícia – Nadia Stella Viegas Dos Reis

Medicina Veterinária – Juliana Arena Galhardo

Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico – Karla Luciana Magnani Seki

Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados – Suzi Rosa Miziara Barbosa

Multiprofissional em Reabilitação Física – Arminda Rezende de Pádua Del Corona

Neonatologia – Carmen Silvia Martimbianco de Figueiredo

Psiquiatria – Karina Cestari de Oliveira

Urologia – Henrique Rodrigues Scherer Coelho

Infectologia – Silvia Naomi de Oliveira Uehara

 

Texto: Ariane Comineti