37ª JAO é realizada na Cidade Universitária

Começou hoje a 37ª JAO – Jornada Acadêmica de Odontologia da UFMS. A solenidade foi realizada no auditório da Escola de Saúde Pública de MS.

O evento é realizado anualmente por alunos do 3º ano de odontologia da UFMS e é considerado a mais antiga jornada acadêmica de odontologia do Brasil. O coordenador do evento, professor Júlio César Leite ressalta que a iniciativa é uma oportunidade importante para os acadêmicos complementarem a formação e completa:

 “A odontologia brasileira tem sido reconhecida como referência em pesquisa por sua contribuição na qualidade e no número de publicações científicas no exterior. Por isso, contaremos nessa jornada com uma programação rica em conhecimento e oportunidades de aprendizado, palestras de diferentes especialidades, apresentação de trabalho e casos clínicos.  Conheceremos as pesquisas atuais da odontologia nesses quatro dias”.

A vice-reitora da UFMS Camila Ítavo, presente na cerimônia de abertura também defendeu a importância do evento: “A UFMS tem 40 anos de federalização e essa é a 37ª jornada científica que a Odontologia realiza, então, temos que dizer nossa história começa aqui de alguma forma. Eventos como este só nos orgulhos, pois é o momento em que professores, alunos e servidores organização eventos científicos em prol da educação e pesquisa”.

Por ser uma grande tradição, a realização da JAO impõe desafios, que segundo Diretor da Faculdade de Odontologia da UFMS Paulo Zárate, não desmotivam a organização do evento.

“A cada ano temos a impressão de ser mais difícil realizar uma jornada acadêmica. Porém, quando chegamos aqui, na cerimônia de abertura de outra jornada, lembramos que superamos todos os desafios porque temos uma tradição para manter. A nossa jornada é mais antiga do país. Ou seja, foram 37 edições, mais de três décadas, promovendo o encontro de acadêmicos e profissionais com as pesquisas da área”, concluiu Zárate.

A 37ª JAO conta com apoio do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

Texto e fotos: JC Costa