A segunda edição do Simpósio de Sindicalismo Sul-mato-grossense propõe o debate sobre as estratégias sindicais para o enfrentamento das crises e a (re)construção do Estado Social. O evento será realizado remotamente de 30 de novembro a 2 de dezembro, das 17h30 às 19h30, por meio de transmissões ao vivo via YouTube e Facebook.
O simpósio é resultado da parceria entre o Ministério Público do Trabalho, a Adufms e o Campus de Três Lagoas, por meio do curso de Direito, do projeto de extensão Universidade Necessária e do Centro Acadêmico de Direito Professor Olyntho Luiz Cestari Mancini; e dará continuidade aos debates realizados na primeira edição, que ocorreu em setembro de 2019.
Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Gleice Carlos Nogueira, a ação pretende tratar de temas importantes não apenas para os sindicalistas, mas também para estudantes, professores e outros trabalhadores em geral, visto que irá discutir as questões relacionadas aos mundos do trabalho e a atual crise econômica, que impactam a sociedade como um todo.
A professora Larissa Mascaro Gomes, integrante da comissão organizadora, acrescenta que a segunda edição foi organizada objetivando destacar as diversas questões que envolvem as lutas sindicais. “Nessa edição, a questão de gênero, os desafios trazidos pela reforma trabalhista, especialmente acentuados pela pandemia do Covid-19, e a importância da auditoria da dívida pública serão os temas abordados, considerando diversas estratégias sindicais necessárias para luta contra a crise”, disse.
Aos interessados, as inscrições podem ser feitas pelo site oficial do simpósio, que contém a ficha para cadastro e links de acesso para acompanhar as transmissões. Mais informações podem ser acessadas nas redes sociais.
Confira a programação completa:
Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)