2º Momento de Bem-Estar na UFMS ensina técnicas de respiração e relaxamento

Amanhã, 7, a partir das 8h, será realizado o 2º Momento de Bem-Estar na UFMS, na Sala Mutualismo do Instituto de Biociências (Inbio), na Cidade Universitária. A programação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Os interessados em participar podem se inscrever aqui.

A ação é realizada pelos estudantes integrantes do Programa Calma na Crise, promovido pela UFMS em parceria com o Instituto Visão Futuro. O evento tem como objetivo fornecer ferramentas para reduzir sintomas de ansiedade e promover a saúde emocional e física. Os participantes poderão aprender técnicas de respiração e relaxamento, como uma forma eficaz de aliviar o estresse e aumentar a resiliência frente aos desafios diários.

“Essas práticas foram pensadas para fortalecer a força interior e permitir que os participantes transformem emoções negativas em atitudes positivas”, explica a coordenadora da ação e técnica-administrativa do Inbio, Flavia Maria Leme. “O autocuidado é essencial, mas frequentemente negligenciado na correria do dia a dia. Este evento proporciona um momento de pausa, aprendizado e reconexão com o próprio bem-estar”, complementa.

“Essas práticas que estamos ensinando aos alunos têm um grande poder transformador. Durante o processo, os estudantes aprendem a aliviar o estresse, recuperar o entusiasmo e fortalecer sua autoestima. Ao organizarem e realizarem eventos como este, eles têm a oportunidade de multiplicar os benefícios que receberam para outros, criando um círculo virtuoso de bem-estar”, acrescenta a coordenadora.

Além das práticas de relaxamento, o evento contará com uma roda de conversa sobre alimentação saudável, com dicas práticas e degustação de sucos para conscientizar os participantes sobre a importância de uma alimentação equilibrada para a manutenção da saúde mental e emocional. “O que consumimos tem um efeito direto em nossa saúde emocional e psicológica. A alimentação regula funções essenciais do corpo e da mente, influenciando diretamente nosso humor e energia. Compreender esse vínculo é fundamental para manter um estilo de vida mais equilibrado e saudável”, completa.

Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica