Com o propósito de promover a atualização, não só dos estudantes de Medicina, mas de toda a comunidade sobre os aspectos interdisciplinares da Covid-19, será realizado nos dias 11 e 12 de junho o 1º Simpósio On-line da Liga Acadêmica de Patologia Médica do Campus de Três Lagoas – Covid-19: uma abordagem interdisciplinar.
On-line e gratuito, o evento foi pensado para difundir o acesso às informações mais recentes. “O nosso objetivo é trazer especialistas de diferentes áreas do conhecimento para abordar esse tema que atualmente é muto importante. Algumas dessas informações estão chegando ao público de maneira muito distorcida, por isso, é um jeito que a Liga, em conjunto com a UFMS, encontrou para passar informações corretas com embasamento científico”, explica o professor Daniel Eugenio Montezzo, coordenador do projeto e da Liga Acadêmica de Patologia Médica (Lapam).
O simpósio terá palestras com 20 minutos de duração, gravadas previamente, e ministradas por médicos especialistas da área.
Para abertura, no dia 11 de junho, será tratado o tema “Aspectos clínico-patológicos e métodos diagnósticos da Covid-19”, com palestras sobre fisiopatologia; quadro clínico e manejo; diagnóstico por imagem e diagnóstico molecular.
O segundo dia traz como assunto “Complicações, doenças associadas e atualizações terapêuticas da Covid-19” e as palestras falarão de coagulação intravascular disseminada no contexto da Covid-19; doenças pulmonares associadas à Covid-19 e manejo; e atualizações terapêuticas da Covid-19.
Para a transmissão do simpósio, será utilizada as plataformas do Youtube e do Google Meet.
As inscrições dos participantes devem ser realizadas por meio de formulários publicados previamente no website da Liga (www.lapamufms.com.br), com término 30 minutos antes do início da transmissão.
A entrada no evento on-line será permitida a todos, porém só receberão certificados de participação aqueles que se inscreverem e fizerem login no evento.
“Esperamos que o evento promova a atualização das informações mais relevantes sobre a Covid-19, até o momento, para o máximo de pessoas possível. Como será online e gratuito, poderemos atingir um número muito maior do que um evento promovido presencialmente”, diz o coordenador.
Texto: Paula Pimenta