17 Unidades da UFMS vão eleger novos diretores nesta quinta

O processo eleitoral para as Unidades Setoriais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está em andamento. A consulta à comunidade será realizada no dia 4 de maio de 2017, com o encaminhamento da lista tríplice, organizada pelo respectivo Conselho da Unidade.

Participam das eleições deste ano 17 Unidades, entre Câmpus, Faculdades e Institutos, que deverão eleger seus novos diretores. Deste total, apenas nove terão disputas. Nas unidades Câmpus de Aquidauana (CPAQ); Câmpus de Paranaíba (CPAR); Faculdade de Artes; Letras e Comunicação (FAALC); Faculdade de Ciências Humanas (FACH); Faculdade de Direito (FADIR); Instituto de Física (INFI); Instituto de Química (INQUI); Instituto de Integrado de Saúde (INISA); Instituto de Biociências (INBIO), apenas um candidato se apresentou para o pleito.

No Câmpus do Pantanal (CPAN) quatro nomes disputam a direção da Unidade. Aguinaldo Silva, Jorge de Souza Pinto, Marcelo Dias de Moura e Waldson Luciano Correa Diniz. Em Chapadão do Sul (CPCS), Cassiano Garcia Roque e Kleber Augusto Gastaldi concorrem à Direção da Unidade. Coxim (CPCX) também terá disputa com os professores Eliene Dias de Oliveira e Marcelo Rocha Barros Gonçalves.

Na disputa pela Direção da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição (FACFAN), estão as professoras Maria Lígia Rodrigues Macedo e Patrícia Vieira Del Ré. Já na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG), a disputa será entre Edson Antônio Batista e Robert Schiaveto de Souza. No Instituto de Matemática (INMA), Marilene Bittar e Patrícia Sandalo Pereira disputam o cargo. Na Faculdade de Odontologia (FAODO) Paulo Zárate Pereira e Pedro Gregol da Silva concorrem; e na Faculdade de Educação (FAED), Antônio Osório e Ordália Alves de Almeida.

Debates estão sendo organizados pelos Centros Acadêmicos. Léia Shibuya, estudante e integrante do Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPED), explica que a iniciativa é uma maneira de apresentar propostas e incentivar a participação dos acadêmicos. “Nas reuniões do Caped, decidimos que a melhor forma de fazer uma apresentação da FAED seria explicar a importância do voto e expor as propostas dos candidatos, por meio de um debate”, disse.

Léia também comenta que os debates foram estruturados a partir de demandas dos próprios alunos. “As perguntas para os candidatos vieram dos alunos. Recebemos as questões e organizamos o debate por temas, considerando o tempo de perguntas e respostas, além de um espaço para perguntas do público”, completa.

De acordo com a Portaria Nº 335, podem ser candidatos os docentes pertencentes ao quadro de pessoal ativo da Universidade. O documento estabelece ainda, as normas para condução dos processos eleitorais nas Unidades Setoriais, fica sob responsabilidade de cada Unidade, por intermédio do Conselho da Unidades.

Podem votar todos os docentes, técnicos-administrativos e estudantes das respectivas Unidades.