12 ideias inovadoras e sustentáveis desenvolvidas por EJs irão receber fomento

Doze projetos inovadores para gestão sustentável, promovidos por Empresas Juniores (EJs), foram selecionados para receber recursos financeiros que irão viabilizar sua realização.

A seleção foi uma iniciativa que une o Programa UFMS Júnior e o Desafio UFMS Sustentável 2021, e R$ 100 mil foram disponibilizados para fomentar ideias que colocariam em práticas os eixos Proteção e conservação de recursos hídricos; Cidades/prédios inteligentes; Segurança; Controle e prevenção de endemias; Gerenciamento de resíduos e lixo; Eficiência energética; Saúde mental de servidores e/ou estudantes da UFMS; e Redução da emissão de gases de efeito estufa gerada nos câmpus da UFMS.

Do montante total, foram distribuídos até R$ 5 mil para projetos submetidos por apenas uma EJ; até R$ 8 mil para projetos submetidos em conjunto por mais de uma EJ; e até R$ 10 mil para projetos submetidos com apoio de empresas juniores (ou organizações equivalentes) de outros países.

A Effectus Júnior, Empresa Júnior da Escola de Administração e Negócios (Esan), submeteu quatro projetos que foram selecionados. Entre eles, um é uma parceria internacional, o que garantiu que fossem contemplados com o valor máximo do edital. “O projeto ‘Construindo a Universidade do Futuro’ tem o objetivo de atender toda a comunidade universitária em vários sentidos, sempre atendendo, em primeiro lugar, as questões que afligem o meio acadêmico e a melhoria de vida no dia-a-dia universitário”, explica a estudante Luana Beatriz Vieira, coordenadora do projeto e consultora na Effectus.

De acordo com ela, esse objetivo será alcançado por meio do diálogo com estudantes, professores e gestores da Universidade, bem como a população em geral. “Vamos escutar as expectativas de todos para uma melhor universidade, trazendo a tecnologia e junto com ela questões sustentáveis, sobre meio ambiente e conscientização; e abrir espaço para jovens empreendedores, abrir portas, e promover uma maior integração, um espaço que possamos chegar a todos, independente de sua realidade e diversidade”, afirma.

A parceira da Effectus nesta empreitada é a com a Junitec, Empresa Júnior de serviços tecnológicos que atua no ramo das engenharias do Instituto Superior Técnico, em Portugal. “É a Empresa Júnior mais antiga a nível nacional, com mais de 30 anos, em Lisboa – Portugal.  Seus serviços são usados com alta tecnologia e são um dos ganhadores de prêmios na Enterprises Europe e Enterprises Portugal, e alguns desses prêmios foram como empresa mais inovadora e empreendedora”, conta Luana.

Segundo a estudante, a parceria irá contribuir com a internacionalização da Universidade e fortalecer seu papel como instituição de referência. “Assim como a UFMS é uma referência, desejamos fazer ela ser, mais ainda, uma referência em inovação, sustentabilidade, tecnologia, etc., trazendo a todos uma nova visão e contribuição para uma ‘Universidade do Futuro’”, finaliza.

Confira abaixo a relação dos projetos inovadores e sustentáveis aprovados para fomento ou acesse aginova.ufms.br.

Download (PDF, 175KB)

Texto: Leticia Bueno