Hoje, 21, os 164 graduandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação do Campus de Três Lagoas (CPTL) colaram grau em cerimônia realizada virtualmente.
“Acredito que todos nós temos algo em comum: a persistência de lutar por um propósito e finalmente concluí-lo”, disse a formanda Amani Jadallah Safa, oradora da turma. “E é isso o que estamos comemorando hoje, a conclusão de uma fase que nos transformou, não apenas em profissionais, mas como cidadãos, como seres humanos. Tenho muito orgulho de concluir a graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, capacitada com excelentes professores, tivemos acesso a um ensino de qualidade, e tenho certeza que cada um de vocês fizeram jus ao que lhes foi ofertado.
O diretor do CPTL, Osmar Macedo, cumprimentou os estudantes por este momento especial e relembrou sobre os momentos difíceis causados pela pandemia no ano em que o campus comemorou seu jubileu. “Infelizmente a gente foi acometido por esta pandemia que impediu que as atividades pudessem ser desenvolvidas plenamente presencialmente, porém a gente buscou forças, buscou energias, buscamos saídas, soluções, junto com a administração da UFMS, que muito nos apoiaram”, comentou. “Cada aluno que está colando grau hoje, vocês têm na memória de vocês os professores, o coordenador do curso, pessoas que estiveram mais próximas de vocês, mas vocês não imaginam a quantidade de pessoas que estavam por trás cuidando da vida acadêmica de cada um de vocês. (…) Estudar numa universidade pública é uma honra e um mérito que muitos jovens gostariam de ter, mas não tiveram – e vocês estão aqui – então parabéns pelo esforço, dedicação, pela presteza com a própria formação de vocês”.
O diretor da Agetic, Luciano Gonda, esteve presente na solenidade e falou algumas palavras para os recém-formados. “Tenho certeza que na cabeça de vocês está passando um filme, desde o primeiro dia de aula até o presente momento, e vocês foram vitoriosos desde o início ao entrar numa universidade pública, que é o sonho da maioria dos jovens do nosso país. Tenho certeza que foram dias de muito estudo e dedicação, que se misturaram momentos de alegrias, outros não tão alegres, mas que no final com certeza valeu a pena. sabemos que o ano de 2020 não foi fácil para ninguém, mas vocês venceram”, afirmou.
A vice-reitora Camila Ítavo homenageou todos os participantes, de estudantes a familiares, e reforçou a importância da continuidade das aulas na modalidade remota, uma grande articulação e esforço de todos os professores, técnicos e estudantes em prol da educação. “Não foi fácil conduzir esse ano de 2020, vocês tocaram o barco, tiveram apoio e se superaram para chegar até aqui. Ver o carinho que vocês têm com os professores, com os coordenadores, com a equipe do Campus de Três Lagoas, o carinho com a Universidade faz com que a gente tenha certeza de que nosso trabalho foi bem feito, de formação técnica, mas acima de tudo da formação cidadã. E hoje vocês estão recebendo algo que nada nem ninguém consegue tirar de vocês: o diploma, o conhecimento e a transformação que vocês vão poder fazer pela educação. O nosso desejo de sucesso vai direto para vocês”, declarou.
O reitor Marcelo Turine concluiu os discursos da tarde com elogios aos novos profissionais. “Esse momento é um momento de festa, é um momento de vitória, é um momento de vocês comemorarem bastante com a família, com os amigos. Essa solenidade virtual não é menos importante que a cerimônia presencial, ela é muito importante e daqui em diante vocês já têm condições de receber o nosso diploma da UFMS. Vocês são vitoriosos, muito jovens gostariam de estar no lugar de vocês – estudar numa universidade pública, gratuita, inclusiva, laica”, falou. “Eu espero que vocês aproveitem esse momento e sejam felizes”.
Texto: Leticia Bueno