Nova funcionalidade no app Sou UFMS permite acompanhar Capi Shuttle

Os usuários do aplicativo Sou UFMS já podem acessar uma nova funcionalidade: o acompanhamento em tempo real do trajeto do ônibus circular interno da Cidade Universitária da UFMS, o Capi Shuttle. O aplicativo deve estar atualizado e o acesso é feito com o Passaporte UFMS e senha.

A vice-reitora Camila Ítavo destaca o aumento na segurança e na informação em tempo real. “A transformação digital na UFMS trouxe benefícios para toda a comunidade universitária, que agora pode ter informações atualizadas sobre a localização do nosso ônibus, fortalecendo a segurança e a tranquilidade para o acesso”, explica.

Para o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic), Luciano Gonda, os usuários vão ganhar tempo e reduzir a espera no ponto de ônibus. “Quando verificarem a localização exata eles podem se deslocar para o ponto mais próximo no momento que acharem mais interessante”.

“Além da tranquilidade proporcionada principalmente aos estudantes, que terão segurança no sentido de saber quando o veículo está passando, essa funcionalidade nos dá um instrumento para monitorar essa prestação de serviço que a gente oferece. A UFMS mais uma vez inova em prol de toda a comunidade”, aponta o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros.

Os três veículos que são utilizados em regime de revezamento receberam o dispositivo para monitoramento. Para visualizar o que está em uso e onde ele se localiza no momento do acesso, basta trocar a opção no botão que fica na parte superior da tela.

Além do acompanhamento em tempo real do trajeto do Capi Shuttle, o aplicativo Sou UFMS traz também os horários fixos de parada do ônibus na Biblioteca Central e no Instituto de Química.

Conforme o diretor da Agetic, este é o primeiro projeto que envolve automação e monitoramento desenvolvido pela Agência, com o intuito de aprimorar as funcionalidades de câmpus inteligente da Universidade.

A Agetic desenvolveu tanto o dispositivo de hardware que foi instalado para fazer o monitoramento do ônibus, quanto a funcionalidade da aplicação de acompanhamento e a incorporação no aplicativo Sou UFMS. “Outra novidade que foi implantada foi uma rede LoRaWAN, que é específica para uso nas aplicações a serem desenvolvidas de Câmpus Inteligente da UFMS”, finalizou o diretor da Agência.

Texto: Ariane Comineti