Evento marca lançamento de livro sobre projetos paisagísticos e sustentáveis

No dia 24 de junho, será realizado o lançamento do livro Prática Paisagística, Iniciação e Ateliê de Projeto, publicado pela Editora UFMS, com autoria do professor Alfredo Horacio Benassi, da Universidade Nacional de La Plata, e traduzido pela responsável técnica do Jardim Botânico UFMS e professora da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Eliane Guaraldo. A cerimônia, que integra a campanha Eu Respeito desse mês, será no Auditório Arquiteto Jurandir Nogueira, a partir das 18h30, com transmissão pelo canal Extensão UFMS.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves de Carvalho, a obra poderá ser utilizada como um modelo de conservação e sustentabilidade para toda a comunidade universitária. “A publicação do livro traduzido pela nossa professora e responsável técnica do Jardim Botânico UFMS, Eliane Guaraldo, é um marco inicial do nosso Jardim Botânico, pois oferece um guia essencial para o planejamento sustentável de espaços paisagísticos, alinhando-se perfeitamente com nossos objetivos de promover a biodiversidade regional e a educação ambiental”.

O evento abordará aspectos físicos, bioclimáticos, ecológicos e sociais em várias etapas do desenvolvimento do projeto arquitetônico, detalhadas na metodologia criada pelo autor ao longo de sua carreira.

Nos dias 25 e 26, o professor Alfredo ministra um workshop de Projeto Paisagístico e Expressão Paisagística, aberto às comunidades interna e externa. As inscrições podem ser feitas nesta página

Segundo a professora Eliane Guaraldo, a tradução da obra tem apoio da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. “Nossa tradução preserva os termos originais, os desenhos e esquemas do autor, mas os exemplos podem ser facilmente adaptados ao repertório vegetal local. Estamos felizes e honrados pela oportunidade de traduzir a obra para a língua portuguesa e poder proporcionar este conhecimento aos estudantes e pesquisadores brasileiros”, disse.

O professor Alfredo Horacio Benassi explica que o livro oferece uma metodologia de ensino focada na documentação, avaliação e pesquisa de espécies vegetais, aplicando esse conhecimento em projetos de paisagismo, desde a fase de desenho até a execução. “Um dos seus maiores destaques é o protagonismo dado ao repertório vegetal local, a ser disseminado por meio do projeto, podendo assim ser valorizado e reconhecido”, ressalta.

A obra está disponível para acesso gratuito no Repositório Institucional.

Criação da Unidade de Apoio Jardim Botânico da Universidade

A criação do Jardim Botânico foi estabelecida em fevereiro de 2024, com a missão de promover a educação, o estudo e a proteção da biodiversidade e do patrimônio genético dos biomas presentes nos câmpus e bases de pesquisa da UFMS. A Unidade de Apoio será uma ferramenta vital para a implementação da Política de Sustentabilidade da UFMS, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

O Jardim Botânico também pretende contribuir com o Plano de Manejo da Área de Preservação da Cidade Universitária, fomentando projetos de educação ambiental, além de auxiliar na criação e manutenção de coleções botânicas e estimular a formação e capacitação nas áreas de Botânica, Arquitetura Paisagística, Arborização Urbana, entre outras.

A nova Unidade incluirá laboratórios e áreas de preservação em todos os câmpus e fará parte do Programa Institucional Vem Pra UFMS, articulando a integração da comunidade interna e externa com os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Universidade.

INSTRUCAO NORMATIVA (PROECE_RTR) n 10, de 29-02-2024.

Texto: Elton Ricci e Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica