Abertas as submissões de propostas de atividades para a Universidade Aberta à Pessoa Idosa

Estão abertas as submissões de atividades para o Programa Institucional Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi). Os projetos de ensino, extensão, cultura e esporte focados na inclusão, criatividades e que envolvam atividades lúdicas e colaborativas ou a abertura de vagas em disciplinas regulares da graduação devem ser propostos até 30 de junho nesta página. As ações serão executadas no segundo semestre de 2024.

A coordenadora da Unapi, Camila Guimarães Polisel, explica que o Programa gera um ambiente seguro para que as pessoas idosas possam socializar e se desenvolver de forma independente. “O objetivo da Unapi é proporcionar espaços de inclusão e acolhimento de pessoas idosas no ambiente universitário por meio da oferta continuada e gratuita de ações, que contribuam com a sua autonomia e independência e proporcionem um ambiente de construção de novas amizades e de compartilhamento de experiências e saberes”, afirma.

A diretora da Escola de Extensão, Liana Dessandre Duenha Garanhani, reforça que semestralmente são disponibilizadas vagas em diversas atividades e disciplinas isoladas em cursos de graduação presenciais para pessoas com 60 anos ou mais. “O Programa tem grande impacto na comunidade, pois atende mais de 1,1 mil pessoas idosas por semestre. Atualmente, a Unapi atende comunidades em cinco cidades de Mato Grosso do Sul, sendo elas Campo Grande, Coxim, Corumbá, Aquidauana e Três Lagoas. O objetivo da nossa Administração é ampliar o Programa para todas as cidades com câmpus da UFMS”, comenta.

As submissões de propostas de atividades podem ser realizadas por professores e técnicos-administrativos em conjunto com estudantes bolsistas ou voluntários, que irão executar as ações junto aos idosos por meio de cursos, aulas e acompanhamentos. “Agora nós estamos na etapa de coletar as propostas dos nossos professores e servidores para abrir, no mês de julho, a oportunidade para que os idosos se inscrevam. Como já é um Programa que funciona há alguns anos, assim que nós abrimos as inscrições para os idosos, existe uma procura que é muito fiel, que já vem participando há anos”, complementa Liana.

As ações da Unapi começaram em novembro de 2011, com a aprovação do Programa de Promoção dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Mais tarde, em 2018, tornou-se um Programa Institucional, com atividades na Cidade Universitária e nos Câmpus de Aquidauana, Coxim, Três Lagoas e do Pantanal.

Texto: Rebeca Ferro, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica